A importância de estabelecer a proposta de valor da marca e reforçar esta ideia ao longo dos anos em diferentes canais de comunicação, é fundamental para criar maior engajamento.
A definição da proposta de valor, inclusive, orienta as ações do branding para o posicionamento da marca no mercado. Afinal, ela é responsável por transmitir os diferenciais da empresa, dos produtos ou serviços oferecidos e como ela se destaca diante da concorrência: o que estimula o consumidor a adquirir um produto ou contratar um serviço é exatamente o valor que ele representa.
O conceito surgiu no marketing com o objetivo de determinar a sensação de importância que uma marca desperta em seu público-alvo: a maneira como ela é reconhecida no mercado. A proposta de valor é, portanto, elaborada a partir dos principais pilares que definem o seu negócio.
Da mesma forma que deve demonstrar como seus produtos ou serviços podem resolver os problemas do seu cliente e quais são os benefícios que ele pode obter. Para isso, no entanto, é necessário conhecer seu público alvo e as características da sua persona, suas dores e necessidades.
Proposta de Valor e Branding
Embora reúna diferentes elementos, uma proposta de valor também deve ser transmitida de forma bastante objetiva, com destaque para o produto ou serviço, propósito, benefício e solução, que podem ser resumidos muitas vezes em uma só frase.
Por outro lado, branding, ou gestão de marcas, é um conjunto de estratégias desenvolvidas para construção e fortalecimento da marca, contribuindo para despertar uma percepção positiva no consumidor, a partir da elaboração de um planejamento que evidencie esse valor, garantindo, assim, o bom posicionamento da marca.
Ou seja, o branding prevê desde o gerenciamento dos elementos de identidade visual, a um planejamento de longo prazo, que potencialize a percepção da empresa pelos consumidores, diferenciando-a dos concorrentes. O objetivo é criar uma marca única, proporcionando sempre boas experiências.
O branding e a proposta de valor são elementos complementares. De nada adianta, por exemplo, conquistar um bom posicionamento se não houver uma proposta que desperte o interesse do consumidor. Da mesma forma que uma proposta de valor sem o posicionamento adequado, gera perda de oportunidades ou vendas e, consequentemente, de lucratividade.
Assim, a proposta de valores é que vai orientar todas ações do branding, da concepção de um produto, por exemplo, à definição de sua promoção nos canais de comunicação.
Para garantir um bom posicionamento da marca é importante elaborar estratégias que se adequem aos diferentes canais de comunicação. Além disso, elas devem seguir à risca o que está estabelecido no ‘branding’ da empresa. Veja 5 dicas:
1. Identidade visual: a forma de ofertar os produtos e serviços, assim como todos os elementos estéticos e de conteúdo devem ser coerentes com a proposta de valor;
2. Marketing de experiência: crie ações reais, que possibilitem aos consumidores conviver com a sua marca nos ambientes que frequentam. Inove ao propor atividades que vão ao encontro da proposta de valor;
3. Presença digital: preocupe-se com o seu site e / ou redes sociais da mesma forma que se preocupa com seus serviços, produtos e apresentação física. Possivelmente, o ambiente digital será o primeiro ponto de contato do consumidor com a sua marca. Lembre-se de manter a coerência com o branding.
Com essas dicas fica mais fácil promover a sua marca, evidenciando o que ela representa e a mensagem que a sua empresa deseja transmitir, assegurando, assim, o crescimento do seu negócio de forma inteligente, e, é claro, a sustentação dele no mercado.