Que as estratégias de e-mail marketing são uma das maneiras mais eficientes de conversão do Marketing Digital, você já deve saber.
O que talvez você ainda não saiba é que no final de ano elas são ferramentas ainda mais essenciais para o sucesso de campanhas e vendas.
A verdade é que, de modo geral, esta época é recheada de oportunidades de marketing. Seja para realizar vendas diretas ou fortalecer o relacionamento com o cliente, pensando em conversões futuras.
Mas, olhando especificamente para o e-mail, uma análise realizada pelo SendGrid, indica que as taxas de engajamento são melhores durante os feriados de final de ano, quando comparadas aos outros meses.
Então, investir em mensagens sazonais nesta época traz mais vantagens e benefícios para o negócio. Continue lendo o artigo e entenda o porquê.
Estratégias de e-mail marketing para o final de ano
Além da divulgação das campanhas sazonais ou do conteúdo de blog que acontece o ano todo, o último trimestre reserva possibilidades de contato que devem ser desenvolvidas com mais atenção e empenho para gerar mais vendas.
Isso significa
Reengajar os clientes antes do ano acabar
As promoções comuns desta época são uma boa “desculpa” para retomar o contato com os clientes que estão inativos há um certo tempo.
Aqui o foco vai para as pessoas que costumavam interagir com sua marca, mas aos poucos foram abandonando. Neste caso, criar jornadas exclusivas é eficiente, pois são clientes que já demonstraram interesse no produto antes.
Então, é hora de ser criativo e oferecer alguma vantagem para esse grupo. Vale a pena apostar em um tom de voz mais pessoal, mostrando as vantagens de reestabelecer a relação com sua marca.
Estratégias de e-mail marketing para incentivar novas compras
Não existe data certa para estimular novas compras, mas o período da Black Friday e Natal, por exemplo, proporcionam o timing perfeito para ofertar produtos e serviços sem ser chato.
Além disso, a oferta de venda casada entre diferentes produtos funciona muito bem neste período em que as pessoas buscam presentes diferentes. Então, além de disponibilizar kits e combos especiais, você pode enviar mensagens oferecendo outros produtos para quem já efetuou uma compra.
Neste sentido, cabe indicar um item que combine ou complemente aquele já adquirido. Por exemplo, um cliente que comprou um shampoo recebe uma mensagem falando sobre um condicionador para completar os cuidados com os cabelos.
Aqui, cabe automatizar as estratégias de e-mail marketing para lembrar a hora de fazer a reposição dos produtos. Chamadas do tipo “tenha o seu produto em casa no próximo ano” são inusitadas e despertam a atenção.
Converter carrinhos abandonados em compras finalizadas
Ao mesmo tempo em que uma média de 75% das pessoas abandonam carrinhos em lojas virtuais, os e-mails de carrinho abandonado possuem uma abertura de 45%, taxa 20% maior do que a abertura dos convencionais.
Esse dado mostra que apostar em mensagens personalizadas para esse grupo ajuda a recuperar os clientes que adicionaram algum produto e não finalizaram a compra.
Pensando no final do ano, vale a pena oferecer algum cupom de desconto para incentivar a transação ou disponibilizar um desconto caso seja a primeira compra.
Apostar em mensagens como “não esqueça o seu presente de Natal aqui” ou “comece o ano com seu produto em casa” é uma forma de personalizar o conteúdo.
E-mail transacional personalizado
Campanhas específicas pedem e-mails transacionais específicos, e no fim de ano essas mensagens podem gerar mais vendas.
Além de ser uma forma de personalização, criar mensagens especiais para compras sazonais é uma maneira diferente e criativa de manter o comprador informado sobre seu produto.
Pode parecer pouco, mas são esses momentos que oportunizam criar relações mais estreitas e mostrar para o consumidor a personalidade da sua marca.
De acordo com o Relatório Global de Engajamento de 2022 da SendGrid, 57% dos consumidores entrevistados disseram que a personalização influencia na hora de considerar um e-mail memorável.
Ou seja, todo o contato é uma oportunidade para melhorar a experiência e impactar o público.
Fortalecer o relacionamento para o próximo ano
Desejar feliz Natal e um bom Ano Novo pode até parecer piegas, mas se vier acompanhado de uma boa chamada reforça ainda mais a relação com as pessoas.
A intenção aqui é ser lembrado, agradecer a parceria e confiança depositada durante o ano e mostrar um pouco do que se pode esperar para o próximo ciclo.
Caso seja pertinente, dar alguma vantagem como cupom ou desconto pode ser eficiente. Neste caso, a dica é estabelecer uma data para que a compra seja realizada, gerando o interesse no estilo “última chance para aproveitar”.
Como estabelecer estratégias de e-mail marketing
Agora você pode estar se perguntando como criar esses e-mails e enviá-los ao público certo.
Bom, para criação é preciso sentar e usar a criatividade para desenvolver um conteúdo único, que reflita a essência da sua marca e campanha. Ainda, investir tempo no desenvolvimento de um design único é o que fará você se destacar.
Já para o envio, existem ferramentas de automação, como o Mailchimp, que te ajudam a direcionar a mensagem certa, na hora exata. Desse modo, as estratégias de e-mail marketing geram muito mais resultado.
Isso porque, mesmo nas campanhas sazonais de fim de ano, nem todos os contatos devem receber as mesmas mensagens. Afinal, a conversão de carrinho abandonado só funciona para aqueles que já adicionaram o produto na cestinha.
Ou seja, você consegue configurar disparos direcionados, acionados com base nas ações dos clientes.
E esse é o legal das ferramentas: permitem automatizar jornadas personalizadas para listas de leads diferentes, ao mesmo tempo em que nos deixam criar e-mails 100% autorais.
É o melhor dos dois mundos.
E aqui na CR!A podemos te ajudar na criação de estratégias de marketing eficientes. É só você entrar em contato e nos contar quais seus objetivos; nós encontraremos as soluções certas para eles.
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