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Reels do Instagram: 5 motivos para começar a usar hoje

Reels do Instagram

28

nov

Os Reels do Instagram são uma ferramenta popular entre os usuários da plataforma. Lançado no final de 2019, conquistou o público — fazendo concorrência direta com o TikTok.

Através dela, as pessoas descobrem novas marcas e pessoas para começar a seguir e interagir.  Com isso, o Reels se tornou mais uma maneira para fortalecer o marketing nas redes sociais.

Apesar de isso já ser motivo o suficiente para você começar a criar Reels, nós trouxemos aqui mais 5 motivos para inserir este formato na estratégia de comunicação da sua marca.

Confira.

 

5 motivos para usar Reels do Instagram na sua estratégia de comunicação

Os Reels oferecem ao usuário uma navegação rápida e imersiva, entregando um formato curto e criativo de vídeo. As pessoas podem comentar, compartilhar e curtir aqueles que mais se interessam ou se identificam.

Diferente das postagens comuns, ao acessar a ferramenta o usuário recebe um Reels atrás do outro, mesmo de pessoas que não seguem. Isso porque a plataforma entende quais são os conteúdos mais interessantes para cada usuário, fazendo entregas mais assertivas.

Além disso, existem outros motivos que fazem dos Reels uma ferramenta potente para uma estratégia de comunicação nas redes sociais.

 

1. Maior alcance

Por ser uma ferramenta própria do Instagram, e uma maneira de competir com seus concorrentes, o algoritmo da plataforma trabalha para que os Reels alcance mais pessoas do que os formatos estáticos ou vídeos comuns.

Dessa forma, os usuários se mantém entretidos e não precisam sair do Instagram para buscar outros conteúdos. Ou seja, para se manter relevante, a plataforma prefere que os usuários consumam e produzam esse formato; e como forma de incentivo proporciona maior alcance para esses conteúdos.

 

2. Maior conexão com público

Se a personalização é a alma do Marketing de Conteúdo, você deve estar pensando que seguir as trends virais não é uma boa ideia — já que elas podem acabar sendo “mais do mesmo”.

Mas a verdade é que seguir as tendências pode aumentar a conexão com o seu público, já que a popularidade deste tipo de post é a sua capacidade de gerar identificação; e no final é justamente isso que buscamos.

Então, é necessário unir as duas coisas: as trends + personalização.

Isso não significa copiar toda e qualquer coisa que viralize, apenas para estar presente nas redes. É preciso de estratégia para analisar se aquele formato e áudio (ou música) específicos são de interesse da sua audiência e se o conteúdo se relaciona com a mensagem da sua marca.

Com isso você consegue criar postagens diferentes, se manter engajado e interessante, ao mesmo tempo em que gera conexão e proximidade com seu público.

 

3. Diversidade de conteúdo

Um dos pontos mais interessantes dos Reels do Instagram é ele abraçar diferentes tipos e formatos de conteúdo.

Nem só vídeo, dancinha ou áudios engraçados. Você tem liberdade para criar o que desejar. Seja participar de uma trend que faça sentido para você, seja criar um reels dinâmicos com áudio e conteúdo 100% originais.

E o legal é que podemos usar fotos, vídeos, artes criadas e diferentes efeitos para alcançar os resultados que esperamos.

Além disso, junto aos posts estáticos e aos stories, os Reels oferecem ao usuário diferentes formas de falar com os seguidores. Assim, é sempre possível reciclar uma postagem, desenvolvendo-a em um novo formato.

 

4. Nova possibilidade de anúncio

Desde junho de 2021, o Instagram disponibiliza o anúncio dos Reels, exibido entre os vídeos dos Reels de outros usuários.

Enquanto uma pessoa assiste a diversos vídeos através da ferramenta, apenas rolando a tela para cima aleatoriamente, anúncios podem ser exibidos.

Eles funcionam como outros vídeos dos Reels, exibidos em loop, podendo ter até 30 segundos. Além de comentar neles, as pessoas podem curtir, visualizar, salvar e compartilhar anúncios.

Com isso, você tem um novo formato de anunciar sua marca, produtos e promoções, que oferece uma entrega maior e aparece para o usuário de maneira mais natural.

 

5. Praticidade e facilidade

Com os Reels criar vídeos ficou muito mais acessível. Através da própria plataforma é possível produzir, editar, cortar vídeos, acrescentar áudios e usar filtros.

Tudo muito intuitivo e fácil, sem a necessidade de usar softwares complicados para a edição.

Claro, sempre é possível profissionalizar o conteúdo, entregando mais qualidade e uma alta produção. No final, uma imagem e um áudio bons, sem ruídos ou interferências são essenciais para agregar mais originalidade e credibilidade.

 

Dicas práticas para usar os Reels do Instagram

Apesar da facilidade de produção, para que os Reels tragam resultados é preciso que sejam usados e criados de maneira estratégica. Como já falamos, não é postar apenas porque todos estão postando.

Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para você começar a usar os Reels para promover sua marca.

 

  • Planejamento: sim, ele aqui de novo. Isso porque todas as ações de comunicação e marketing precisam ser planejadas e estarem integradas.
  • Cuidado com a qualidade: até para parecer caseiro e despretensioso é necessário cuidar da qualidade. Para impactar as pessoas é preciso gravar vídeos com boa iluminação e áudio, mesmo do celular.
  • Fique de olho nas trends: elas vão nortear a sua criação e levar o conteúdo para onde as pessoas estão. Aqui vale usar a música ou áudio do momento e também adaptar algum vídeo que viralizou para a realidade da sua marca e dos seus clientes.
  • Diversifique: fale dos produtos, mas mostre outras facetas do seu negócio. Tutoriais, bastidores, conteúdos educativos e dicas que sejam de interesse do seu público são formas de usar os Reels para atrair mais pessoas.

 

E para começar a usar os Reels do Instagram de forma estratégica, entre em contato conosco. Aqui na CR!A oferecemos diferentes soluções para melhorar e personalizar a sua gestão de marketing.

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