Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é o primeiro passo para fortalecer sua presença online e ajudar nas vendas de sua loja.
Isso porque, segundo um estudo realizado pelo Google, 80% dos novos consumidores interagem com a marca em algum ponto de contato digital durante a jornada de compra.
E em 2022, outro estudo do Google, mostrou um aumento de 400% nas pesquisas com o termo “aberto agora perto de mim”.
Então, promover o seu negócio digitalmente é fundamental para fomentar as visitas e as vendas presenciais, levando o cliente do online para o off-line.
Quer saber mais sobre essa plataforma gratuita do Google? Neste artigo te explicamos os principais benefícios dela, como se cadastrar e também como mantê-la organizada e otimizada para bons resultados.
3 motivos para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio ainda hoje
Uma das principais vantagens da plataforma é o fato dela ser 100% gratuita, estando disponível para empresas de diferentes segmentos.
Através dela é possível cadastrar um perfil e atualizar informações de interesse dos consumidores como categoria de produtos e serviços, horário de funcionamento do estabelecimento, localização, meios de contato e outros detalhes pertinentes.
Com isso, criar um perfil torna-se obrigatório para aqueles que desejam aparecer para os clientes locais quando eles mais precisam.
Além disso, o Google Business disponibiliza recursos interessantes e importantes que aumentam a interação com o cliente. Desse modo, permite as seguintes ações:
- Fazer uma postagem de conteúdo para atrair ou informar;
- Responder comentários;
- Enviar fotos;
- Enviar vídeos;
- Enviar Fotos 360º;
- Criar um site simples.
Abaixo separamos os principais motivos para você cadastrar o perfil do seu negócio na plataforma, confirma.
1. Aparecer no Google com facilidade
A principal função do Google Meu Negócio é facilitar a vida do usuário mostrando a ele as principais opções de estabelecimentos buscados na região (restaurantes, lojas, clínicas, mercados, etc.)
Assim, ao cadastrar-se na plataforma, sua empresa aparece gratuitamente na Rede de Pesquisa do Google e do Google Maps sempre que o cliente pesquisar sobre os serviços ou produtos disponibilizados por você.
2. Interagir com clientes
Uma das funcionalidades desta plataforma é permitir os comentários dos clientes. Desse modo, ela estimula a interação entre o negócio e o público, reforçando a aproximação social.
As pessoas podem deixar notas de avaliação, ideias, opiniões, críticas e dúvidas. Neste sentido, é extremamente importante responder os comentários com educação e respeito, mostrando que você se importa com aquilo que os clientes têm a dizer.
Uma dica é postar novidades e fotos na página no Google + para atrair um maior engajamento e interesse sobre suas ofertas.
Sobre isso, o Google diz que as empresas que adicionam fotos recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites.
3. Conquistar mais e novos clientes
Com o Google Business sua empresa é encontrada pelos clientes na hora exata, geralmente quando eles já estão numa fase mais avançada da jornada de compra.
Com isso, a presença online ajuda a melhorar o desempenho das vendas na loja, pois leva os clientes certos até você.
Motivo extra: divulgue seu site ou loja online
Apesar de a plataforma ser muito usada por empresas para levar os clientes do online para o off-line, ela também é um recurso importante na divulgação do site e loja virtual.
Seja por anúncios específicos para empresas cadastradas, seja vinculando um endereço ao perfil, o cliente pode ser levado até um site exclusivo.
E o melhor: a plataforma oferece recursos para você criar um site gratuito com base nas suas informações disponibilizadas. Essa é uma página simples, mas que ajuda o público a conhecer mais sobre sua empresa.
Como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio
Para cadastrar um perfil no Google Meu Negócio é necessário possuir uma conta Google, ou seja, ter um Gmail. Depois, é só seguir os passos abaixo.
- Acessecom.br/business e clique em Começar;
- Faça login na sua Conta do Google;
- Insira o nome da empresa e clique em Próxima;
- Insira o endereço da sua empresa e clique em Próximo. Nesta etapa você precisa posicionar um marcador no local da sua empresa no Google Maps;
- Use o campo de pesquisa para selecionar uma categoria de negócios e clique em Próximo;
- Insira o número de telefone ou o URL do site da sua empresa e clique em Próxima;
- Clique em Continuar para concluir a inscrição e confirmar seu vínculo com a empresa.
Como expandir o alcance da empresa com o Google Meu Negócio
Como vimos, cadastrar a empresa não é complicado. Entretanto, para ter bons resultados é necessário gerenciar o perfil de maneira correta.
Isso significa dar atenção às notificações, mantê-lo atualizado e não ignorar os comentários dos clientes. Pense que um novo consumidor, ao entrar em contato com o perfil da empresa, avaliará todas as informações disponíveis antes de visitar a loja.
Assim, usar os recursos disponíveis para gerenciar o perfil é importante.
Para não errar, siga as dicas abaixo:
- Mantenha as informações sempre atualizadas (horário, telefone, endereço);
- Interaja com os usuários no perfil;
- Use o Google Postagens;
- Permita agendamentos;
- Habilite a troca de mensagens.
Se você gostou de conhecer mais sobre o Google Meu Negócio, continue acompanhando o Blog da CR!A, estamos sempre compartilhando conteúdos como esse por aqui. Não esquece de nos seguir no Instagram para receber todas as novidades.