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Saiba como criar um calendário de conteúdo infalível

calendário de conteúdo

05

maio

Criar um calendário de conteúdo é fundamental para empresas que querem fortalecer o relacionamento com os clientes no ambiente online.

Mas não basta criar uma planilha e escolher as datas de publicação: para funcionar, é preciso de estratégia.

Ou seja, é necessário organizar as ideias, planejar a produção e ter uma visão clara dos objetivos e das metas da sua estratégia de conteúdo.

Separamos neste artigo, dicas essenciais que vão te ajudar a planejar as publicações durante o mês de maneira eficiente.

 

Por que você deve criar seu calendário de conteúdo ainda hoje

Não importa que dia seja hoje: se você ainda não possui um planejamento de conteúdo, deve começar a fazer um agora.

E aqui estão os motivos:

  • Regularidade na publicação: essencial para manter o público engajado com a empresa, o calendário auxilia a manter a periodicidade nas publicações.
  • Relacionamento com o público: com um cronograma bem estruturado é possível personalizar a linguagem e os formatos para o seu público-alvo de modo original, mas sem deixar de lado as tendências, aumentando o engajamento.
  • Otimiza o seu tempo: são algumas horas investidas no planejamento que evitam muitas horas de retrabalho ou de post ineficientes.
  • Evita a repetição de temas e formatos: com organização você garante que está abordando temas diferentes e utilizando formatos variados.
  • Conteúdos relevantes: a calendarização ajuda no desenvolvimento de campanhas sazonais no tempo certo, consegue identificar eventos importantes para ao público e pensar em temas relevantes para ele.
  • Qualidade e eficiência: com uma visão clara das suas metas e dos prazos, você consegue se organizar melhor e produzir com mais qualidade e eficiência.

 

Calendário de conteúdo não funciona sem estratégia

Não adianta se enganar, para alcançar os resultados esperados é preciso colocar intenção e pensar sobre as estratégias de cada criação.

E para te ajudar nesse processo, separamos dicas para criar um calendário de conteúdo eficiente, confira.

 

Calendário de conteúdo: defina os objetivos da sua estratégia 

Para começar, é importante definir os seus objetivos.

Pense sobre essas perguntas e coloque as respostas num papel, para ajudar na visualização:

  • Qual é o propósito do seu conteúdo?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • O que você quer alcançar com a sua estratégia?

Com essas respostas você consegue definir os temas que serão abordados e a frequência de publicação de forma mais estratégica, pois consegue direcionar cada post para o cliente certo, no momento certo.

Além disso, ao determinar o objetivo de cada ação você consegue definir métricas para acompanhar o desempenho da sua estratégia, como o número de acessos, compartilhamentos e interações.

 

Escolha a frequência de publicação

A frequência de publicação é um fator importante para manter a sua audiência engajada.

Não adianta publicar muito em uma semana e ficar semanas sem postar nada.

É preciso ter uma regularidade para que as pessoas se acostumem com a sua presença e procurem ou esperem pelo seu conteúdo.

Mas calma, não é preciso publicar todos os dias.

É possível estabelecer uma frequência semanal ou quinzenal, por exemplo, desde que ela seja cumprida regularmente.

 

Escolha os temas a serem abordados 

Os temas que você vai abordar em seus canais devem estar alinhados com os seus objetivos e com o interesse do seu público-alvo.

Então, pense em assuntos interessantes e que agreguem valor para quem está consumindo aquilo que sua marca tem a oferecer.

Aqui, você pode organizar o calendário de conteúdo em editorias e objetivos:

  • Valor: compartilhe conteúdos de valor para as pessoas, pode ser uma informação importante, um dado interessante ou algum assunto que esteja em alta e se relacione com sua marca ou que você julgue a necessidade de marcar um posicionamento.
  • Educacional: são os temas que educam o público. Geralmente trazem soluções para os problemas das pessoas de modo natural, educando-as sobre os benefícios do seu produto ou serviço.
  • Vendas: são aqueles que indicam serviços e produtos mais diretamente, podendo ou não oferecer promoção.
  • Identificação: é o tipo de material cujo objetivo é gerar identificação com o público, mostrar que a marca entende as dores das pessoas com as quais se relaciona.

 

Escolha os formatos de conteúdo

É possível criar posts para blog, vídeos para redes sociais, infográficos, e-mail marketing, entre outros.

A escolha do formato leva em conta o objetivo da publicação e o canal em que será veiculado. O ideal é relacionar os diferentes formatos, e aproveitar um mesmo tema de diferentes maneiras.

E o principal, é fundamental saber onde está o seu público; se nas redes sociais, em qual delas?

 

Crie o calendário de conteúdo 

Agora que você já definiu os seus objetivos, a frequência de publicação, os temas e os formatos, é hora de criar o seu calendário de conteúdo.

Nele, todas essas informações devem estar claras e objetivas. Além disso, reserve um espaço para colocar as referências e o status de produção, para que seja possível consultar o andamento da criação e definir prioridades de ações.

Depois, basta começar a criar as peças, publicar e acompanhar os resultados.

 

Quer começar a criar um conteúdo 100% personalizado para a sua empresa, que converse diretamente com o seu cliente?

Nós podemos te ajudar, entre em contato.

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