Criar um calendário de conteúdo é fundamental para empresas que querem fortalecer o relacionamento com os clientes no ambiente online.
Mas não basta criar uma planilha e escolher as datas de publicação: para funcionar, é preciso de estratégia.
Ou seja, é necessário organizar as ideias, planejar a produção e ter uma visão clara dos objetivos e das metas da sua estratégia de conteúdo.
Separamos neste artigo, dicas essenciais que vão te ajudar a planejar as publicações durante o mês de maneira eficiente.
Por que você deve criar seu calendário de conteúdo ainda hoje
Não importa que dia seja hoje: se você ainda não possui um planejamento de conteúdo, deve começar a fazer um agora.
E aqui estão os motivos:
- Regularidade na publicação: essencial para manter o público engajado com a empresa, o calendário auxilia a manter a periodicidade nas publicações.
- Relacionamento com o público: com um cronograma bem estruturado é possível personalizar a linguagem e os formatos para o seu público-alvo de modo original, mas sem deixar de lado as tendências, aumentando o engajamento.
- Otimiza o seu tempo: são algumas horas investidas no planejamento que evitam muitas horas de retrabalho ou de post ineficientes.
- Evita a repetição de temas e formatos: com organização você garante que está abordando temas diferentes e utilizando formatos variados.
- Conteúdos relevantes: a calendarização ajuda no desenvolvimento de campanhas sazonais no tempo certo, consegue identificar eventos importantes para ao público e pensar em temas relevantes para ele.
- Qualidade e eficiência: com uma visão clara das suas metas e dos prazos, você consegue se organizar melhor e produzir com mais qualidade e eficiência.
Calendário de conteúdo não funciona sem estratégia
Não adianta se enganar, para alcançar os resultados esperados é preciso colocar intenção e pensar sobre as estratégias de cada criação.
E para te ajudar nesse processo, separamos dicas para criar um calendário de conteúdo eficiente, confira.
Calendário de conteúdo: defina os objetivos da sua estratégia
Para começar, é importante definir os seus objetivos.
Pense sobre essas perguntas e coloque as respostas num papel, para ajudar na visualização:
- Qual é o propósito do seu conteúdo?
- Quem é o seu público-alvo?
- O que você quer alcançar com a sua estratégia?
Com essas respostas você consegue definir os temas que serão abordados e a frequência de publicação de forma mais estratégica, pois consegue direcionar cada post para o cliente certo, no momento certo.
Além disso, ao determinar o objetivo de cada ação você consegue definir métricas para acompanhar o desempenho da sua estratégia, como o número de acessos, compartilhamentos e interações.
Escolha a frequência de publicação
A frequência de publicação é um fator importante para manter a sua audiência engajada.
Não adianta publicar muito em uma semana e ficar semanas sem postar nada.
É preciso ter uma regularidade para que as pessoas se acostumem com a sua presença e procurem ou esperem pelo seu conteúdo.
Mas calma, não é preciso publicar todos os dias.
É possível estabelecer uma frequência semanal ou quinzenal, por exemplo, desde que ela seja cumprida regularmente.
Escolha os temas a serem abordados
Os temas que você vai abordar em seus canais devem estar alinhados com os seus objetivos e com o interesse do seu público-alvo.
Então, pense em assuntos interessantes e que agreguem valor para quem está consumindo aquilo que sua marca tem a oferecer.
Aqui, você pode organizar o calendário de conteúdo em editorias e objetivos:
- Valor: compartilhe conteúdos de valor para as pessoas, pode ser uma informação importante, um dado interessante ou algum assunto que esteja em alta e se relacione com sua marca ou que você julgue a necessidade de marcar um posicionamento.
- Educacional: são os temas que educam o público. Geralmente trazem soluções para os problemas das pessoas de modo natural, educando-as sobre os benefícios do seu produto ou serviço.
- Vendas: são aqueles que indicam serviços e produtos mais diretamente, podendo ou não oferecer promoção.
- Identificação: é o tipo de material cujo objetivo é gerar identificação com o público, mostrar que a marca entende as dores das pessoas com as quais se relaciona.
Escolha os formatos de conteúdo
É possível criar posts para blog, vídeos para redes sociais, infográficos, e-mail marketing, entre outros.
A escolha do formato leva em conta o objetivo da publicação e o canal em que será veiculado. O ideal é relacionar os diferentes formatos, e aproveitar um mesmo tema de diferentes maneiras.
E o principal, é fundamental saber onde está o seu público; se nas redes sociais, em qual delas?
Crie o calendário de conteúdo
Agora que você já definiu os seus objetivos, a frequência de publicação, os temas e os formatos, é hora de criar o seu calendário de conteúdo.
Nele, todas essas informações devem estar claras e objetivas. Além disso, reserve um espaço para colocar as referências e o status de produção, para que seja possível consultar o andamento da criação e definir prioridades de ações.
Depois, basta começar a criar as peças, publicar e acompanhar os resultados.
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