Blog de Marketing

Dicas para divulgar sua empresa

Checklist para sua campanha de marketing sazonal decolar

marketing sazonal

18

jul

As estratégias de marketing sazonal são aquelas definidas para lançar uma ação promocional associada a uma data ou período do ano específicos.

Geralmente pensadas para grandes datas comemorativas, como Dia das Mães ou Natal – importantes para todos os setores do comércio – as campanhas sazonais podem acontecer também em épocas em que as vendas são fracas.

Todas as datas que se relacionem com o seu segmento e/ou com seu público pode ser uma oportunidade de criar uma ação. O importante é realizar um bom planejamento, com estratégias sólidas.

Para ajudar, separamos um checklist com 6 ações necessárias para sua campanha ser um sucesso.

A ideia é entender os principais pontos a serem pensados e elaborados para criação de uma ação promocional eficiente.

 

Checklist de marketing sazonal para não errar na campanha

Uma boa campanha sazonal começa por um planejamento bem elaborado e estruturado.

Mais do que reconhecer as datas comemorativas do ano, é necessário entender que a elaboração de estratégias inicia meses antes da data.

Além disso, cada data é única, sendo necessário definir metas e ferramentas sempre que necessário.

Veja abaixo 6 dicas de ações importantes para construir uma campanha eficiente aproveitando qualquer data do ano.

 

1.      Elabore um planejamento

Nada de começar a pensar em promoções especiais uma ou duas semanas antes da data comemorativa.

Para ter tempo de criar estratégias, criar mix de produtos ou serviços específicos e realizar uma boa divulgação é preciso tempo.

Por isso, é importante elaborar um cronograma anual, com todas as datas importantes que se relacionam com seu produto ou serviço e oferecem oportunidades de campanhas específicas. Assim, é possível visualizar com antecedência quando iniciar cada atividade.

 

2.       Defina um objetivo

As campanhas sazonais podem ser oportunidades para fidelizar de clientes, alavancar vendas de um produto específico e até mesmo para lançar algum produto novo ou especialmente para a data.

Neste sentido, definir um objetivo para a ação é importante para definir a estratégia de marketing sazonal.

 

3.       Defina produtos e/ou serviços

Cada data exige um produto ou serviço especial. Pode ser um item único, com um valor promocional, ou a venda de um Kit, por exemplo.

Algumas marcas optam por oferecer vantagens para os clientes que comprarem durante aquele período, como garantias estendidas ou ainda a oportunidade de participar de sorteios exclusivos.

Tudo depende do objetivo e também do perfil da sua marca, mas esta definição é necessária para precificar os produtos de modo correto e fugir do prejuízo.

 

4.       Organize e planeje a parte operacional de vendas

Com os produtos ou serviços definidos, é hora de organizar a parte operacional.

Isso é, treinar a equipe de vendas para atender os clientes e também realizar os pedidos necessários para manter o estoque em dia durante a campanha.

Caso a ação seja entregar brindes aos clientes, é necessário realizar os pedidos deles com antecedência para chegarem na loja no tempo certo.

Para não perder vendas e atender à demanda, não esqueça de testar a navegabilidade e performance de seus canais online, como site e loja virtual. Essa preocupação também é importante para reforçar a presença digital da sua marca.

 

5.       Elabore estratégias de comunicação

É preciso definir a mensagem principal da campanha, a linguagem utilizada e os canais de divulgação, considerando o público alvo da ação e do seu negócio, adaptando o tom de voz caso necessário.

Não esqueça de elaborar um cronograma de produção de conteúdo para as redes sociais, blog, e-mail marketing e demais canais de relacionamento com o cliente.

Seguindo o planejamento, elabore conteúdos personalizados para divulgar a atividade e lembrar o público que uma data importante se aproxima.

 

6.       Meça os resultados da campanha

Mensurar os resultados de uma ação sazonal ajuda a identificar os ganhos e também a perceber pontos a serem melhorados nas próximas campanhas.

Existem diferentes ferramentas que possibilitam a automatização de processos, facilitando a mensuração e oferecendo números importantes que ajudam na elaboração de novas estratégias.

 

Por que o marketing sazonal é importante

O marketing sazonal permite que você identifique ao longo do ano datas importantes para o seu público ou que se relacionem com o seu segmento, fazendo com que você não dependa apenas de datas grandes do calendário.

Ou seja, é uma oportunidade de alavancar as vendas durante o ano todo, mesmo nos meses com baixo fluxo de clientes.

Mas para isso, já falamos, é preciso planejamento!

Para ficar sempre por dentro das novidades, acompanhe a CR!A no Instagram.

Copyright © 2019 | Todos os direitos reservados à CR!A Gestão de Marketing Veja a nossa Política de Privacidade