As estratégias de marketing sazonal são aquelas definidas para lançar uma ação promocional associada a uma data ou período do ano específicos.
Geralmente pensadas para grandes datas comemorativas, como Dia das Mães ou Natal – importantes para todos os setores do comércio – as campanhas sazonais podem acontecer também em épocas em que as vendas são fracas.
Todas as datas que se relacionem com o seu segmento e/ou com seu público pode ser uma oportunidade de criar uma ação. O importante é realizar um bom planejamento, com estratégias sólidas.
Para ajudar, separamos um checklist com 6 ações necessárias para sua campanha ser um sucesso.
A ideia é entender os principais pontos a serem pensados e elaborados para criação de uma ação promocional eficiente.
Checklist de marketing sazonal para não errar na campanha
Uma boa campanha sazonal começa por um planejamento bem elaborado e estruturado.
Mais do que reconhecer as datas comemorativas do ano, é necessário entender que a elaboração de estratégias inicia meses antes da data.
Além disso, cada data é única, sendo necessário definir metas e ferramentas sempre que necessário.
Veja abaixo 6 dicas de ações importantes para construir uma campanha eficiente aproveitando qualquer data do ano.
1. Elabore um planejamento
Nada de começar a pensar em promoções especiais uma ou duas semanas antes da data comemorativa.
Para ter tempo de criar estratégias, criar mix de produtos ou serviços específicos e realizar uma boa divulgação é preciso tempo.
Por isso, é importante elaborar um cronograma anual, com todas as datas importantes que se relacionam com seu produto ou serviço e oferecem oportunidades de campanhas específicas. Assim, é possível visualizar com antecedência quando iniciar cada atividade.
2. Defina um objetivo
As campanhas sazonais podem ser oportunidades para fidelizar de clientes, alavancar vendas de um produto específico e até mesmo para lançar algum produto novo ou especialmente para a data.
Neste sentido, definir um objetivo para a ação é importante para definir a estratégia de marketing sazonal.
3. Defina produtos e/ou serviços
Cada data exige um produto ou serviço especial. Pode ser um item único, com um valor promocional, ou a venda de um Kit, por exemplo.
Algumas marcas optam por oferecer vantagens para os clientes que comprarem durante aquele período, como garantias estendidas ou ainda a oportunidade de participar de sorteios exclusivos.
Tudo depende do objetivo e também do perfil da sua marca, mas esta definição é necessária para precificar os produtos de modo correto e fugir do prejuízo.
4. Organize e planeje a parte operacional de vendas
Com os produtos ou serviços definidos, é hora de organizar a parte operacional.
Isso é, treinar a equipe de vendas para atender os clientes e também realizar os pedidos necessários para manter o estoque em dia durante a campanha.
Caso a ação seja entregar brindes aos clientes, é necessário realizar os pedidos deles com antecedência para chegarem na loja no tempo certo.
Para não perder vendas e atender à demanda, não esqueça de testar a navegabilidade e performance de seus canais online, como site e loja virtual. Essa preocupação também é importante para reforçar a presença digital da sua marca.
5. Elabore estratégias de comunicação
É preciso definir a mensagem principal da campanha, a linguagem utilizada e os canais de divulgação, considerando o público alvo da ação e do seu negócio, adaptando o tom de voz caso necessário.
Não esqueça de elaborar um cronograma de produção de conteúdo para as redes sociais, blog, e-mail marketing e demais canais de relacionamento com o cliente.
Seguindo o planejamento, elabore conteúdos personalizados para divulgar a atividade e lembrar o público que uma data importante se aproxima.
6. Meça os resultados da campanha
Mensurar os resultados de uma ação sazonal ajuda a identificar os ganhos e também a perceber pontos a serem melhorados nas próximas campanhas.
Existem diferentes ferramentas que possibilitam a automatização de processos, facilitando a mensuração e oferecendo números importantes que ajudam na elaboração de novas estratégias.
Por que o marketing sazonal é importante
O marketing sazonal permite que você identifique ao longo do ano datas importantes para o seu público ou que se relacionem com o seu segmento, fazendo com que você não dependa apenas de datas grandes do calendário.
Ou seja, é uma oportunidade de alavancar as vendas durante o ano todo, mesmo nos meses com baixo fluxo de clientes.
Mas para isso, já falamos, é preciso planejamento!
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