A Comunicação de Marketing Integrada (CMI) tem como principal objetivo unificar tudo o que a sua empresa comunica para garantir a padronização da fala. Assim, a imagem da marca será bem mais consistente, convincente e, ao mesmo tempo, constantemente fortalecida.
Para isso é importante a definição de estratégias como planejamento, execução e análise das ações nos diferentes meios de comunicação. O objetivo é promover uma boa experiência para o seu público-alvo por mensagens que contenham um objetivo único a partir dessa indicação. Dessa forma é possível aumentar as chances de a marca se consolidar.
Embora tenha ganhado nova roupagem com o surgimento da Internet, a Comunicação de Marketing Integrada já era um recurso de marketing utilizado por diferentes empresas de grande porte. No entanto, as ações eram limitadas aos meios de comunicação tradicionais, como televisão, rádio, mídia impressa e outdoors, por exemplo.
Atualmente, com o marketing digital, além dos tradicionais diversos canais de comunicação surgiram: e-mail, redes sociais, sites e blogs, SMS, notificações push e outros, ampliaram as possibilidades de divulgação, ao mesmo tempo que proporcionaram uma Comunicação de Marketing Integrada com menores custos.
O recurso que anteriormente exigia altas verbas tornou-se também acessível a empresas de pequeno e médio porte.
Saiba como aplicar a CMI na sua empresa
Para entender como aplicar a CMI (Comunicação de Marketing Integrada) na sua empresa precisamos falar sobre os “4 P’s do Marketing”: preço, praça, promoção e produto.
O objetivo principal do marketing é reunir ações que levem o consumidor a adquirir o produto ou serviço oferecido por sua empresa. Os 4 Ps são os pilares básicos das estratégias de Comunicação de Marketing Integrada. Saiba mais sobre cada um:
P de Preço: é o valor cobrado pelo serviço ou produto que a sua empresa oferece, fundamental para a sobrevivência e crescimento dela. Reúne informações como custo, lucro e os possíveis descontos oferecidos.
No entanto, o preço agrega qualidades mais subjetivas do que apenas o valor do produto. Uma das mais importantes é a percepção da marca e o conceito construído em torno dela. Assim, a escolha pelo consumidor torna-se independente dos custos oferecidos, ainda que eles sejam mais altos do que o da concorrência.
P de Praça: representa a colocação da sua empresa no mercado. Ou seja, os locais onde seu produto ou serviços são oferecidos e a logística para a distribuição. O consumidor precisa saber como ter acesso à sua solução, onde procurar, independentemente do seu tipo de negócio, se ele funciona de forma física ou virtual.
P de Promoção: como é a oferta do seu produto, todas as estratégias de divulgação e comunicação da marca, off e online: a promoção da marca nos meios tradicionais de comunicação ou nos digitais. É a partir dessa ação que a mensagem da sua empresa é transmitida, divulgando e fortalecendo a marca e comunicando a solução que ela proporciona.
Dessa forma, é possível atrair novos clientes e fidelizar os antigos com a utilização de diferentes ferramentas como descontos ou brindes, para incentivar as vendas e fechar negócios.
P de Produto: o que você oferece ao consumidor, incluindo serviços. É importante definir as características do seu produto para que o público interno e externo tenha maior percepção sobre ele. Estratégia, que permite ainda a compreensão do comportamento dele no mercado, possibilitando a definição do momento mais adequado para planejar cada ação.
Públicos de interesse
Na Comunicação de Marketing Integrada é fundamental o gerenciamento da comunicação com os diferentes públicos de interesse. Além do externo, o interno (funcionários) e o misto (investidores, fornecedores, intermediários e cooperados), devem estar alinhados em um mesmo discurso.
O público interno tem um papel direto na legitimação das ações da empresa. Por isso, a transmissão de conhecimento e informações detalhadas, confere desde maior autonomia à mais engajamento, além, é claro, da transmissão de uma mensagem coerente com a identidade da marca.
O público misto por outro lado, funciona como uma espécie de ponte entre a empresa e o consumidor, garantindo maior lucratividade e, consequentemente, a sustentação da empresa.
Diferentes ferramentas podem ser usadas para essa comunicação. Internamente a Intranet, jornal Mural e comunicados por e-mail, são alguns exemplos. Newsletter e e-mail marketing estão entre as alternativas voltadas para o público misto.
Dentro do Plano de Negócios de toda empresa é, portanto, fundamental que um percentual do investimento seja direcionado para Marketing. E apenas contando com profissionais capacitados é possível desenvolver a sua Comunicação de Marketing Integrada da melhor forma.