A soberania do Google é incontestável. A empresa lidera o mercado de buscadores com 91,9% de participação nas pesquisas na internet. Entretanto, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre as reais vantagens de anunciar no Google.
Isso porque, existem basicamente duas maneiras de aparecer no topo das pesquisas: o tráfego orgânico e o tráfego pago.
Se por um lado a primeira maneira é de graça; por outro, as campanhas pagas alcançam resultados mais efetivos.
Mas é preciso escolher entre uma ou outra? Claro que não.
Ainda mais se considerarmos que 46% das pesquisas de produtos começam no Google; e que a plataforma processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia.
Ou seja, as duas estratégias devem trabalhar juntas para aumentar a presença da marca e se beneficiar de todo esse potencial que a plataforma oferece.
Neste artigo, falaremos especificamente sobre o Google Ads e seus benefícios. Acompanhe.
Vantagens de anunciar no Google
A verdade é que anunciar no Google significa mais do que a busca pela primeira página de resultados de pesquisa.
Isso porque a empresa possui muitos outros canais, como o YouTube e Gmail, e disponibiliza todos eles ao anunciante. Existe também uma rede de parceiros que vendem espaços de seus websites, permitindo que o conteúdo de anunciantes seja exibido em suas páginas.
Além da visibilidade, ao longo dos anos o Google melhorou sua plataforma de anúncios e hoje consegue entregar ferramentas inteligentes e otimizadas, facilitando o processo de criação, lançamento e análise de campanhas.
Se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não investir nesse canal, a gente te explica mais sobre as principais vantagens do Google Ads.
Segmentação de anúncios
Um dos principais benefícios, sem dúvidas, é a segmentação do público a partir de diversos critérios.
É possível direcionar os conteúdos para alcançar pessoas com interesses específicos, escolhendo os temas mais pesquisados, áreas do mercado em que elas trabalham ou por eventos de vida como casamento, aposentadoria, formatura.
Ou seja, com as informações disponíveis conseguimos afunilar ao máximo o direcionamento e determinar com mais exatidão para quem os anúncios aparecem.
Outra das maiores vantagens de anunciar no Google é conseguir segmentar as ações a partir de outros critérios, os principais são:
- Palavras-chave: apontamos palavras ou frases relevantes para o negócio, utilizadas para exibir os anúncios quando os clientes procuram esses termos.
- Local de alcance: escolhemos os websites da Rede Pesquisa e das Redes de Display que se relacionam com a marca.
- Idade, local e idioma: determinamos a idade, a localização geográfica e o idioma do público-alvo.
- Dias, horários e frequência: podemos definir dias e horas determinadas para a exibição de anúncios. Escolhemos essas informações a partir do comportamento online do público.
- Dispositivos: podemos ainda escolher em quais dispositivos o conteúdo será exibido — segmentando os usuários por computadores ou dispositivos móveis.
Controle financeiro
Não existe um valor mínimo para ativar as campanhas, o anunciante tem poder de escolher o quanto planeja gastar por mês, dia e por anúncio.
Claro que para obter bons resultados o valor precisa ser compatível com o da concorrência, pois os conteúdos participam de um leilão antes de serem exibidos.
Outro diferencial é o sistema de cobrança, que ocorre através de um saldo inserido na plataforma manualmente. Desse modo, o valor será descontado desse crédito.
Ainda, o custo é contabilizado por cliques, impressões ou visualizações — a depender da estratégia usada. Isso significa que a plataforma apenas fatura caso os usuários interajam de alguma forma com o conteúdo exibido.
Adaptação de anúncio conforme objetivos
Dentre as principais vantagens de anunciar no Google, a variedade de formatos disponíveis é um diferencial.
Cada tipo de anúncio é mais indicado para certos objetivos, sejam eles a divulgação de produtos específicos, serviços ou eventos.
Ainda, existem formatos usados para aumentar a notoriedade e presença da marca na internet e também aqueles que otimizam as ações do usuário no site — como o preenchimento de um formulário (captação de lead) ou a visualização de uma página.
Objetivos de marketing do Google Ads em relação ao tipo de campanha
- Campanha de pesquisa: possui 3 metas principais: vendas, captação de lead e tráfego no site.
- Campanha de Display: inclui o objetivo de aumentar o alcance e reconhecimento da marca.
- Campanhas de Shopping: focada na promoção de vendas ou conversões on-line, no aplicativo, por telefone ou na loja, essa campanha também é usada para captação de leads e para aumentar o tráfego no site, pois incentiva o potencial cliente a interagir na loja virtual.
- Campanhas de vídeo: pode ser focada em vendas, leads, tráfego no site, para consideração de produtos e também para aumentar o reconhecimento da marca.
- Campanhas para app: promove o aplicativo nas redes de pesquisa e de Display do Google, no Google Play (dentro de outros apps) e no YouTube, para gerar mais instalações ou incentivar alguma ação no app.
- Campanhas Performance Max: esta campanha pode também ter o foco na promoção e visita a lojas locais, sendo usada para aumentar o reconhecimento da loja física entre públicos-alvo relevantes.
Análise de resultados
O desempenho das campanhas é atualizado em tempo real, revelando se alguém clicou no conteúdo e também se essa pessoa realizou alguma ação após essa interação.
Essas ações são entendidas como as conversões, que podem se relacionar a uma compra, download, ação de adicionar algum produto no carrinho ou ao preenchimento de um formulário no site, por exemplo.
Então, além de analisar quais anúncios recebem ou não cliques, você consegue acompanhar o comportamento do usuário no site da empresa. A partir disso, se consegue perceber se as pessoas que clicam nos links encontram aquilo que procuram.
Um exemplo é quando a conversão de adicionar itens no carrinho está alta, mas a de compra baixa. Isso mostra que ações de vendas devem ser tomadas, permitindo a melhoria dos conteúdos e também a criação de estratégias externas e complementares.
Otimização de campanhas e anúncio
A capacidade da plataforma de analisar, por conta, a performance das campanhas e o comportamento dos usuários também entra na lista das vantagens de anunciar no Google.
A partir disso, e considerando a meta determinada para cada campanha, o Ads sugere ações de otimização que vão desde a troca de uma palavra-chave, até ajustes de estratégia de lance e orçamento.
Em anúncios com recursos de imagem e vídeo, por exemplo, aqueles que estão com desempenho abaixo da média são apontados, possibilitando a troca dos materiais gráficos.
O ideal é usar as sugestões como guia para a otimização. Ou seja, antes de aceitá-las precisamos avaliar quais ações realmente são necessárias e vão trazer bons resultados.
Como aproveitar as vantagens de anunciar no Google
Para aproveitar as vantagens de anunciar no Google basta começar e nós aqui da CR!A Marketing vamos te ajudar nesse caminho.
Entre em contato e nos conte quais são seus objetivos, nós estamos preparados para planejar, criar e lançar a sua próxima campanha de sucesso.
Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog, e não esqueça de nos seguir também no Instagram.