O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que utiliza diferentes ferramentas e canais para criar e distribuir conteúdo que se relacionem com o nicho no qual a empresa se insere.
Tem o objetivo de conduzir o cliente ao longo de um funil de percepção de suas dores e das soluções que podem ajudar a conquistar seus objetivos.
No mundo digital o alcance que cada material possui é enorme e as possibilidades são muitas. Para conseguir os resultados esperados é fundamental focar a produção em um público específico.
É esse processo que chamamos personalização de conteúdo. Através dele se consegue segmentar um grupo grande de consumidores e elaborar peças, campanhas e ações direcionadas a suprir as necessidades específicas de grupos menores de pessoas.
O poder da personalização
Materiais personalizados não são genéricos e abrangentes, mas possuem temas que vão direto ao ponto de interesse do cliente.
Assim, ao invés de produzir algo que fale com todos ao mesmo tempo, são desenvolvidas peças personalizadas para cada segmento. Com isso é possível oferecer experiências específicas para cada cliente.
É importante perceber que mesmo no caso da comunicação B2B é preciso pensar em um cliente específico, pois a mesmo que o serviço e produto seja adquirido por uma empresa, quem consome a produção é uma pessoa.
6 Vantagens do Marketing de Conteúdo personalizado
Ao atrair as pessoas certas a empresa economiza esforços e consegue focar a energia nos verdadeiros clientes em potencial. Além disso, esta estratégia gera mais confiança e traz diversos benefícios para seu negócio.
Veja as vantagens em investir nesta estratégia:
- Melhora o relacionamento com o público;
- Aumenta o engajamento com a sua marca;
- Gera mais autoridade no segmento em que atua;
- Faz sua empresa ter visibilidade e presença no digital;
- Possibilita produzir conteúdo sempre relevante para nutrir o potencial cliente;
- Aumenta a conversão de vendas.
Etapas para criar conteúdo personalizado
Segmentar o público para personalizar o conteúdo é um processo que exige tempo. Veja como trabalhar esta estratégia na sua empresa em 4 etapas.
- Obtenha dados reais:
A primeira etapa para a segmentação é a coleta de dados. Defina quais são os mais importantes e como eles serão obtidas. Os métodos para captar informações são diversos e incluem:
- Estudos de mercado;
- Pesquisas de satisfação;
- Navegação em páginas da empresa;
- Insights disponíveis em redes sociais.
Para o sucesso é fundamental que esses dados sejam de consumidores reais. Muitos planejamentos de marketing não apresentam os resultados, pois a construção do público-alvo ou persona é realizada com dados aleatórios, não relacionados com o segmento do mercado onde a empresa atua.
- Analise os dados obtidos:
A análise é a fase onde os sentidos são atribuídos aos dados coletados. É preciso desenvolver meios e ferramentas para organizá-los e entendê-los de maneira eficiente.
Os resultados dependem do direcionamento da primeira fase, mas normalmente se relacionam com os seguintes aspectos em relação aos clientes:
- Quem eles são: gênero e idade;
- Onde elas estão: região, cidade, país;
- Quando: estágio do funil onde ele se encontra;
- Por que acessam seu material: qual a dor da pessoa;
- Como acessam: mídia usada para consumir o conteúdo.
A partir da interpretação é possível determinar o público-alvo e uma – ou mais – personas para seu negócio. Eles serão os guias para criação personalizada de cada peça.
- Entenda as mídias:
Reconhecer as possibilidades e limitações de cada formato é um passo para produzir materiais relevantes e com engajamento positivo.
As principais mídias de distribuição são:
- Sites;
- Blogs;
- Redes Sociais;
- Newsletters.
Conhecendo as especificidades de cada mídia você consegue ser original e criar dentro daquilo que cada plataforma permite.
- Crie conteúdos personalizados:
Após o estudo de público aprofundado realizado pelas etapas anteriores se consegue eleger serviços pontuais que atendam às necessidades dele.
Esse processo também faz com que a possibilidade de produção aumente, já que um mesmo serviço ou produto pode gerar conteúdos diferentes, dependendo da abordagem e do objetivo de cada um.
Cases reais podem ajudar no processo
Uma dica para focar a produção em alvos certos, construindo conteúdo de valor, é desenvolver cases que contam sobre projetos reais executados pela empresa.
Foi com esta estratégia que ajudamos a Slide a criar o texto que fala sobre o projeto Release de Resultados LOG CP, desenvolvido por eles.
Com o objetivo de alcançar mais parceiros do mesmo segmento, a persona foi identificada a partir do cliente real. Com o estudo deste projeto foi possível pensar em duas peças diferentes.
Nem toda personalização é igual
A segmentação pode ser pensada em 4 níveis diferentes – do mais amplo ao mais específico. Todos têm o objetivo de nortear a criação para cumprir um determinado objetivo.
Veja os tipos de personalização:
- Pela segmentação de mercado: São baseadas em informações de fácil acesso como nacionalidade, região, estado civil, setor, cargo e departamento ou tendências da mídia e do mercado.
- Pela jornada de cliente: É o conteúdo desenvolvido para uma fase específica do funil de vendas com o intuito de conduzir o consumidor para cada fase da jornada de compra, até o fechamento.
- Com foco na persona: Toma como base para criação a persona que representa o público a ser alcançado.
- Personalização individual: Conhecida também como personalização avançada, este nível tem o foco na entrega de peças individualizadas e direcionadas ao interesse particular de cada consumidor.
Conclusão
No mundo globalizado e com acesso à informação de modo instantâneo, é comum encontrarmos sempre mais do mesmo. Textos e imagens iguais, falando para as mesmas pessoas.
Investir em no Marketing de Conteúdo personalizado é uma maneira de se destacar no mercado, oferecendo um conteúdo original, de valor e relevância para as pessoas.
Leia outros conteúdos aqui no blog para entender como se destacar e elaborar estratégias de marketing que fortaleçam sua marca.