O marketing nas redes sociais é a principal tendência para a divulgação e fortalecimento da marca e se tornou um grande aliado em todos os setores de prestação de serviços.
O uso da estratégia digital para alavancar ou fortalecer um negócio surgiu com a Internet e cresce mais a cada dia. É chamado Marketing Digital e tem como principal objetivo uma aproximação do consumidor e a criação de laços, o que torna as redes sociais o canal de comunicação ideal para que isso aconteça.
Por isso, é cada vez maior o número de empresas que buscam as mídias sociais para divulgação de seus produtos e serviços. Um dos objetivos do marketing nas redes sociais é tornar a marca conhecida pelos usuários, o que é feito a partir da gestão dela, atividade conhecida como branding.
Como deve ser feito o marketing nas redes sociais?
O branding desenvolve estratégias adequadas aos diferentes canais de comunicação para construção e fortalecimento da marca, contribuindo para despertar uma percepção positiva no consumidor e garantir, ao mesmo tempo, um bom posicionamento no mercado.
Assim, o marketing nas redes sociais deve estar alinhado ao branding da empresa e comunicar, de forma honesta, as características do seu produto ou serviço, demonstrando os diferenciais que ele pode proporcionar: não adianta transmitir uma mensagem online que não esteja em harmonia com a que o consumidor vai encontrar na vida real.
As redes sociais devem ser usadas como ferramentas de interação e não como um monólogo. Dessa forma, é importante criar ações de marketing nas redes sociais, que convidem o público a interagir com as publicações.
Uma boa dica é personalizá-las: chamar as pessoas pelo nome aumenta a interação delas com a marca. A grande maioria que interage com a marca nas mídias socias têm uma boa experiência e geralmente a recomendam ao grupo de amigos, compartilhando e viralizando a sua publicação.
As redes sociais influenciam, atualmente, mais da metade das decisões de compra dos consumidores, seja de forma virtual ou presencial.
O marketing nas redes sociais, entretanto, não deve se restringir apenas à promoção do seu serviço ou produto. É fundamental criar conteúdo com qualidade, o que significa oferecer informações relevantes, que despertem interesse no consumidor e dialoguem com a proposta da sua marca.
Para isso, no entanto, é necessário conhecer o público alvo. Apenas a partir da identificação dos desejos e problemas da persona que se pretende atingir é possível apontar a solução.
Ainda que o principal objetivo do marketing nas redes sociais seja a promoção e fortalecimento da marca, ele pode ser utilizado de forma eficiente para o desenvolvimento de outras ações importantes para melhorar a experiência do consumidor.
Uma delas é criar um canal de atendimento ao cliente (SAC). Afinal, quem está na chuva é para se molhar! Esteja preparado para responder de forma profissional a todas as perguntas, públicas ou privadas, que podem surgir. Um roteiro, nesse caso, com detalhes dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece, contribui bastante para orientar as respostas.
Cada rede social possui uma característica própria. O uso de imagens e hashtags, entretanto, ajuda bastante a aumentar o alcance da sua publicação em qualquer uma delas. A maior parte do tráfego da Internet, por exemplo, é visual.
Para assegurar a eficiência do marketing nas redes sociais, contrate uma empresa especializada: é mais barato do que formar uma equipe interna com esse propósito. Se o objetivo da sua empresa é fortalecer a marca de maneira mais consistente é preciso cuidar de cada detalhe para que a experiência seja perfeita para os consumidores, conquistando ou fidelizando, dessa forma, cada vez mais seguidores.