Natal chegando e o que você fez? Ainda dá tempo de criar ações de #vendas empolgantes e vender mais! A gente desacatou as dicas mais importantes pra dar aquele brilho nas suas estratégias de Marketing no Final de Ano.
Se você não puder implementar ainda em 2020, guarde para 2021. Afinal, planejamento bom começa cedo.
Campanhas para clientes de Marketing no Final de Ano:
As estratégias #omnichanel servem para conectar os clientes com a campanha em vários ambientes, on e offline.
Reforce os serviços e produtos que estão sendo trabalhados no Natal em multicanais: PDV e entorno, com peças impressas e digitais; site; redes sociais; e-mail e whatsapp.
Apresente tarefas que começam e um canal e são finalizadas em outro, como: QR Codes no PDV > levando até o site > sugerindo compartilhamento nas redes sociais > para receber um brinde em casa.
Mantenha a unidade da campanha em todos os canais: vale para layout, textos, imagens, trilhas sonoras e outros recursos multimídia. Dessa forma, a marca será reconhecida a cada contato.
Vantagens atrativas precisam ser sinceras. #promoções devem oferecer oportunidades reais para os clientes.
Preço é sempre um atrativo legal, mas baixar muito pode desvalorizar sua marca. Prefira um “leve em dobro” ou “ganhe brinde”.
Outras estratégias promocionais que valem para produtos e serviços são: sorteios; programas de pontuações com resgates; experiências de visitas dentro da empresa; degustações e testes dirves.
Lembre-se: planeje e comunique bem a validade das campanhas e formas de usufruir. Sim, transparência é sempre fundamental.
Destaque os benefícios de seus produtos e serviços, conte o que eles podem proporcionar.
Tire o foco das coisas e coloque energia nos sentimentos. Especialmente em datas afetivas, como o Natal, aposte em mensagens ternas para compor as ofertas da empresa.
Pense que os itens que você vende serão, muitas vezes, presentes. Por isso, invista em embalagens especiais, cartões personalizados e outras formas de demostrar carinho.
Crie um clima envolvente no seu espaço físico. Decoração, música, aromas na medida ajudam a estimular o sentimentos natalinos nas pessoas.
Curtiu? Continue lendo para ver dicas sobre como alinhar as ações de Natal com seu público mais importante: colaboradores e parceiros.
Campanhas internas de Marketing no Final de Ano
Todos a bordo? Garanta que as pessoas envolvidas nas ações de Natal da sua empresa estejam por dentro das estratégias. Acredite, campanhas internas para os colaboradores são tão (ou mais) importantes que as campanhas para clientes.
Ilumine os caminhos para que sua equipe possa entregar os melhores resultados.
Apresente os produtos e/ou serviços:
Como vender algo que você NÃO conhece? Com certeza a performance da empresa melhora quando as pessoas entendem totalmente o que está sendo divulgado para os clientes. Por isso, prepare um treinamento geral e garanta que todos terão as mesmas condições de dar respostas rápidas sobre a campanha de Natal.
Exponha as metas e ofereça ferramentas:
O quanto a empresa deve faturar no Natal? Ter um objetivo palpável ajuda as pessoas a somarem forças pra remar na mesma direção. Assim, mostre os números desejáveis e o histórico de vendas em outros anos. Faça com que o sentido e o propósito sejam bases sólidas para a equipe caminhar consciente.
Treine sistemas operacionais inteligentes:
Do que sua empresa precisa para rodar com mais tranquilidade? A tecnologia pode facilitar o controle de tarefas, entregas, planejamentos, ferramentas e pessoas. Pesquise softwares e programas capazes de suprir as necessidades específicas do seu negócio. Implante e treine as pessoas para que elas consigam usufruir plenamente desses sistemas.
Depois de muito trabalho, você vai poder descansar um pouco? Continue e veja dicas para o recesso pós Natal.
6 para para ser feliz nos recessos de Final de Ano
Você está junto na contagem regressiva para o respiro pós Natal? Por aqui estamos firmes nesse propósito. Por isso o trabalho tem sido dobrado desde outubro.
Veja algumas ações que podem ser adotadas para facilitar a vida de todos:
Defina o período de #recesso com antecedência:
Dois meses antes da data de pausa, pelo menos. Tempo ideal pra organizar tarefas, pessoas e ferramentas.
Confirme com os clientes as necessidades para o período definido:
Lute pela paz geral da nação. Pergunte, dê sugestões, movimente! Assim, não deixe pra saber em cima da hora.
Organize as #entregas de antes e depois do recesso de Final de Ano:
Coloque metas com margens mais apertadas. Inclua na pauta o que vai ser necessário antes, durante e depois do recesso.
Deixe tudo pronto 1 semana antes do #prazo de entrega:
Garanta aos seus clientes o direito de dar feedbacks sobre as entregas antes de sair para o recesso.
Comunique por e-mail com todos os #clientes e parceiros:
Além das conversas prévias, não se esqueça de formalizar. Assim, envie pelo menos 10 dias antes da data.
Relaxe, você merece uns dias de descanso:
Quando chegar o momento, saiba apreciar. Por isso, ter a certeza de que está tudo organizado é fundamental pra desconectar de verdade.
E você, quais estratégias de Marketing no Final de Ano foram feitas em sua empresa? Compartilhe com a gente!
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