A pergunta se o blog ainda vale a pena é bastante comum, e para não ter dúvida responderemos de forma direta: SIM.
A gente entende de onde surge essa dúvida, e por isso desenvolvemos este artigo. Aqui, mostraremos porque investir no blog corporativo é uma boa ideia e não saiu de moda.
O objetivo do blog
O blog faz parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo e pode ter como foco diferentes objetivos. Ou seja, o blog não traz resultados sozinhos e precisa ser desenvolvido em conjunto com outros conteúdos.
Assim, é preciso entender e definir qual o papel dele em uma estratégia. Dentre as diferentes finalidades, as mais comuns são:
- Educar o público-alvo;
- Informar;
- Entreter o seu público;
- Indicar serviços e produtos;
- Captar leads.
De modo geral, o blog visa melhorar a posição da marca nos resultados de busca do Google, atraindo mais visitantes para o site.
Blog versus Redes Sociais
A verdade é que não existe briga entre os diferentes canais e plataformas. Ao contrário, um não exclui o outro, pois todos trabalham juntos em busca de um mesmo objetivo.
Dessa forma, a produção de conteúdo deve ser integrada e complementar.
Enquanto as redes sociais cumprem um papel importante no relacionamento com o público, o blog atua principalmente na autoridade e na geração de tráfego para o site.
O blog ainda vale a pena: motivos que comprovam que sim
O Tech Client realizou uma pesquisa junto a empresas e clientes e desenvolveu uma estatística aprofundada sobre o desempenho de blogs.
Abaixo trouxemos os principais resultados:
- Pequenos e médios negócios com blogs geram 126% mais leads;
- Negócios B2B geram 67% mais leads;
- Websites com blogs indexam 434% mais páginas nas ferramentas de buscas;
- 77% dos usuários da internet leem conteúdos de blog de seu interesse.
- 61% dos clientes compram produtos baseados em blog-post.
Ok, mas o que esse tráfego todo e esses números significam de verdade? Bom, para falar além dos números, explicamos mais sobre os 4 principais benefícios que fazem o blog ainda valer a pena.
1. Autoridade da marca
Os artigos de blog abordam assuntos do nicho no qual seu negócio se insere. A ideia é falar sobre aquilo que você domina e é especialista.
Mais do que apresentar seus serviços – o que também pode ser feito – o blog entrega conteúdo de valor para seus clientes.
E isso demonstra que a empresa está atenta às necessidades do mercado e entende sobre os assuntos da área.
Textos de qualidade, que melhor respondem à dúvida dos usuários, ganham pontos no ranqueamento do Google e aparecem nas melhores posições. Isso gera reconhecimento da marca e evidencia a autoridade do site.
2. Engajamento e conexão com o público
Sim, o blog também gera conexão e engajamento com o público.
Dependendo do objetivo, uma publicação pode ou responder à dúvida de alguém, ou oferecer uma ajuda prática para resolver um problema pontual, por exemplo.
Talvez esse post específico não gere vendas, nem tráfego para sua loja virtual, mas fortalece a conexão com o cliente em potencial.
Com certeza quando ele precisar de alguma das suas soluções, sua marca será lembrada e reconhecida.
3. Tráfego e conversões
Melhores posições no Google e mais engajamento resultam em mais visitas para o site.
E quando a produção de conteúdo é bem planejada a partir de uma estratégia sólida, ela atrai tráfego de qualidade, potencializando as conversões do site.
Cabe destacar que esses são resultados a médio e longo prazo e muitas vezes difíceis de serem mensurados, mas são resultados reais.
4. Potencializam o processo de vendas
Conteúdos relevantes ajudam as pessoas a amadurecerem suas ideias, tiram dúvidas sobre os serviços e soluções, fazendo com que os clientes cheguem mais preparados para fechar a compra.
De modo geral, os textos de blog diminuem as objeções e agregam valor aos produtos e serviços, facilitando o trabalho dos consultores de vendas.
Como fazer um blog valer a pena
Enquanto houver usuários interessados em resolver suas dúvidas, buscar serviços e produtos em ferramentas de busca, os blogs continuarão relevantes.
Mas não basta criar conteúdo só por criar e esperar a mágica acontecer; é necessário investir tempo em uma produção de qualidade, que converse com o seu público no momento certo.
Então, se você já se convenceu que o blog ainda vale a pena, aqui estão algumas dicas importantes para iniciar o seu:
Faça um planejamento
Os posts devem ser planejados de acordo com a jornada de compra do cliente. Então, podem conversar com leitores que se encontram em diferentes etapas: na identificação do problema, na busca pela solução ou já no momento de decisão.
Então, antes de começar a escrever, elabore um calendário editorial, elencando os temas e assuntos pertinentes ao seu negócio e de interesse para o seu público-alvo.
Seguir o calendário de Marketing Sazonal do seu segmento de mercado é uma boa dica para iniciar o calendário de publicação.
Produza conteúdos de valor e com qualidade
Um texto de qualidade é aquele que atende às expectativas do leitor, entregando soluções para seus problemas. Além disso, é uma escrita e abordagem original, dinâmica e fácil de ler e ser compreendida.
Na hora de escrever os posts, faça uma pesquisa e entenda aquilo que já está sendo dito sobre o tema. Depois, agregue sua expertise e entregue algo a mais ao leitor.
Invista na otimização para SEO
Não esqueça de escrever pensando nas estratégias de SEO no texto e depois, na hora da publicação, fique atento aos requisitos exigidos para as páginas.
De modo geral, os mecanismos de busca têm como objetivo entregar ao usuário a melhor experiência possível e para isso, indicam as páginas que melhor se adequam aos critérios estabelecidos.
Entram nessa avaliação elementos textuais como legibilidade e coerência e coesão, e também elementos estruturais do site.
Integre o blog com outros canais
Tão importante quanto aparecer no Google organicamente, é realizar a divulgação das publicações.
Isso pois, a promoção dos conteúdos pode potencializar os resultados e gerar tráfego entre diferentes plataformas. Então, não deixe de divulgar os posts nas redes sociais do negócio e também de usar o e-mail marketing para alimentar a sua lista de leads.
Se quiser conversar mais sobre porque o blog ainda vale a pena, e também quais os primeiros passos para começar a produzir conteúdo de valor, entre em contato.
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