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O blog ainda vale a pena, e nós podemos provar

blog ainda vale a pena

23

set

A pergunta se o blog ainda vale a pena é bastante comum, e para não ter dúvida responderemos de forma direta: SIM.   

A gente entende de onde surge essa dúvida, e por isso desenvolvemos este artigo. Aqui, mostraremos porque investir no blog corporativo é uma boa ideia e não saiu de moda.   

O objetivo do blog  

O blog faz parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo e pode ter como foco diferentes objetivos. Ou seja, o blog não traz resultados sozinhos e precisa ser desenvolvido em conjunto com outros conteúdos.  

Assim, é preciso entender e definir qual o papel dele em uma estratégia. Dentre as diferentes finalidades, as mais comuns são:  

  • Educar o público-alvo;  
  • Informar;  
  • Entreter o seu público;  
  • Indicar serviços e produtos;  
  • Captar leads.  

De modo geral, o blog visa melhorar a posição da marca nos resultados de busca do Google, atraindo mais visitantes para o site. 

Blog versus Redes Sociais  

A verdade é que não existe briga entre os diferentes canais e plataformas. Ao contrário, um não exclui o outro, pois todos trabalham juntos em busca de um mesmo objetivo.  

Dessa forma, a produção de conteúdo deve ser integrada e complementar. 

Enquanto as redes sociais cumprem um papel importante no relacionamento com o público, o blog atua principalmente na autoridade e na geração de tráfego para o site.  

O blog ainda vale a pena: motivos que comprovam que sim  

O Tech Client realizou uma pesquisa junto a empresas e clientes e desenvolveu uma estatística aprofundada sobre o desempenho de blogs 

Abaixo trouxemos os principais resultados:  

  • Pequenos e médios negócios com blogs geram 126% mais leads;  
  • Negócios B2B geram 67% mais leads; 
  • Websites com blogs indexam 434% mais páginas nas ferramentas de buscas;  
  • 77% dos usuários da internet leem conteúdos de blog de seu interesse.  
  • 61% dos clientes compram produtos baseados em blog-post.  

Ok, mas o que esse tráfego todo e esses números significam de verdade? Bom, para falar além dos números, explicamos mais sobre os 4 principais benefícios que fazem o blog ainda valer a pena. 

1. Autoridade da marca  

Os artigos de blog abordam assuntos do nicho no qual seu negócio se insere. A ideia é falar sobre aquilo que você domina e é especialista.   

Mais do que apresentar seus serviços – o que também pode ser feito – o blog entrega conteúdo de valor para seus clientes.  

E isso demonstra que a empresa está atenta às necessidades do mercado e entende sobre os assuntos da área.  

Textos de qualidade, que melhor respondem à dúvida dos usuários, ganham pontos no ranqueamento do Google e aparecem nas melhores posições. Isso gera reconhecimento da marca e evidencia a autoridade do site.  

2. Engajamento e conexão com o público  

Sim, o blog também gera conexão e engajamento com o público.  

Dependendo do objetivo, uma publicação pode ou responder à dúvida de alguém, ou oferecer uma ajuda prática para resolver um problema pontual, por exemplo. 

Talvez esse post específico não gere vendas, nem tráfego para sua loja virtual, mas fortalece a conexão com o cliente em potencial.  

Com certeza quando ele precisar de alguma das suas soluções, sua marca será lembrada e reconhecida.   

3. Tráfego e conversões  

Melhores posições no Google e mais engajamento resultam em mais visitas para o site. 

E quando a produção de conteúdo é bem planejada a partir de uma estratégia sólida, ela atrai tráfego de qualidade, potencializando as conversões do site.  

Cabe destacar que esses são resultados a médio e longo prazo e muitas vezes difíceis de serem mensurados, mas são resultados reais.  

4. Potencializam o processo de vendas  

Conteúdos relevantes ajudam as pessoas a amadurecerem suas ideias, tiram dúvidas sobre os serviços e soluções, fazendo com que os clientes cheguem mais preparados para fechar a compra.  

De modo geral, os textos de blog diminuem as objeções e agregam valor aos produtos e serviços, facilitando o trabalho dos consultores de vendas.  

Como fazer um blog valer a pena  

Enquanto houver usuários interessados em resolver suas dúvidas, buscar serviços e produtos em ferramentas de busca, os blogs continuarão relevantes.  

Mas não basta criar conteúdo só por criar e esperar a mágica acontecer; é necessário investir tempo em uma produção de qualidade, que converse com o seu público no momento certo.  

Então, se você já se convenceu que o blog ainda vale a pena, aqui estão algumas dicas importantes para iniciar o seu:  

Faça um planejamento  

Os posts devem ser planejados de acordo com a jornada de compra do cliente. Então, podem conversar com leitores que se encontram em diferentes etapas: na identificação do problema, na busca pela solução ou já no momento de decisão.    

Então, antes de começar a escrever, elabore um calendário editorial, elencando os temas e assuntos pertinentes ao seu negócio e de interesse para o seu público-alvo.  

Seguir o calendário de Marketing Sazonal do seu segmento de mercado é uma boa dica para iniciar o calendário de publicação.  

Produza conteúdos de valor e com qualidade  

Um texto de qualidade é aquele que atende às expectativas do leitor, entregando soluções para seus problemas. Além disso, é uma escrita e abordagem original, dinâmica e fácil de ler e ser compreendida.  

Na hora de escrever os posts, faça uma pesquisa e entenda aquilo que já está sendo dito sobre o tema. Depois, agregue sua expertise e entregue algo a mais ao leitor.   

Invista na otimização para SEO  

Não esqueça de escrever pensando nas estratégias de SEO no texto e depois, na hora da publicação, fique atento aos requisitos exigidos para as páginas.   

De modo geral, os mecanismos de busca têm como objetivo entregar ao usuário a melhor experiência possível e para isso, indicam as páginas que melhor se adequam aos critérios estabelecidos.   

Entram nessa avaliação elementos textuais como legibilidade e coerência e coesão, e também elementos estruturais do site.  

Integre o blog com outros canais  

Tão importante quanto aparecer no Google organicamente, é realizar a divulgação das publicações.  

Isso pois, a promoção dos conteúdos pode potencializar os resultados e gerar tráfego entre diferentes plataformas. Então, não deixe de divulgar os posts nas redes sociais do negócio e também de usar o e-mail marketing para alimentar a sua lista de leads. 

Se quiser conversar mais sobre porque o blog ainda vale a pena, e também quais os primeiros passos para começar a produzir conteúdo de valor, entre em contato.   

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