Criar sites em WordPress é uma das maneiras mais eficientes para fortalecer a presença online da sua marca. Além de ser simples de usar, oferece gerenciamento total, acesso fácil a suporte e fórum de dúvidas e segurança de acesso.
Isso fez com que atualmente 43% da Web seja desenvolvida em WordPress. Desde blogueiros e pequenos empresários, até grandes empresas, como a BBC America e The Walt Disney Company, a ferramenta é perfeita para marcar presença online.
Ela ajuda a tornar o site SEO amigável, e apresenta muitos outros benefícios que a fazem ser bastante popular. Neste artigo falaremos porque usar o WordPress pode ser a solução para colocar sua empresa no topo dos buscadores.
O que faz o WordPress ser uma das plataformas para sites mais usadas no mundo
Dentre as principais vantagens do WordPress, podemos citar a autonomia e liberdade que ele oferece, pois permite adaptar qualquer tipo de conteúdo.
Com ele é possível criar blog, loja virtual, site institucional, portfólio, revistas online, portais, fóruns e muito mais. Usuários de nichos e objetivos diferentes conseguem marcar presença online e divulgar seu conteúdo.
4 Vantagens de criar sites em WordPress:
1. Fácil atualização de conteúdo:
Manter o site com conteúdo atualizado é fundamental para obter resultados positivos e se destacar frente aos concorrentes. Com o WordPress, mesmo pessoas sem conhecimento em linguagem HTML, CSS – ou qualquer outra linguagem da web – conseguem editar as páginas na internet.
2. Adequação com padrões Web:
Os códigos gerados pelo WordPress seguem a padronização definida pela W3C, o consórcio internacional que desenvolve os padrões da Web. Essa medida garante a compatibilidade do site com navegadores atuais e futuros, fazendo a página ser acessada facilmente por qualquer meio.
3. Plugin:
O WordPress já é uma plataforma bastante completa e suas funcionalidades padrão possibilitam a criação excelentes páginas online. Já o uso de complementos como plugins podem otimizar algumas funções e entregam soluções específicas para cada usuário.
São milhares de opções criadas pela comunidade de desenvolvedores que tornam os sites em WordPress mais eficientes e personalizáveis. Elas otimizam o SEO das páginas, permitem adicionar galerias de imagens, botões de compartilhamento, chat e muito mais para tornar a página ainda mais atraente ao visitante.
4. Segurança avançada:
O WordPress possível reforçar a segurança padrão do site através de recursos como proteção por senha para o conteúdo na pasta. Existe também a opção de instalar plugins específicos que evitam erros, fortalecem a segurança e realizam backups do conteúdo.
Com o WordPress também é fácil habilitar o certificado SSL. A ativação promove segurança para os visitantes da página, melhorando a experiência dos usuários e a imagem da marca.
Como indexar sites organicamente com WordPress
O WordPress torna o trabalho com SEO bastante simples. Isso porque ele disponibiliza uma série de plugins e complementos que ajudam na hora de fazer o SEO e otimizam a indexação das páginas.
Ou seja, um site criado em WordPress pode ser encontrado com mais facilidade pelos buscadores. O que gera mais engajamento orgânico o que melhora mais o posicionamento da marca.
Conheça 5 ferramentas que fazem o WordPress perfeito para trabalhar SEO
- Yoast SEO: um dos principais plugins disponíveis, permite adicionar títulos e descrições de SEO em cada uma das postagens e páginas.
- Google XML Sitemaps: recomendado pelo Google, este plugin cria automaticamente sitemaps XML e notifica os mecanismos de busca sempre que ele é atualizado, facilitando que o site seja encontrado.
- Rank Math: otimiza os motores de pesquisa para WordPress e oferece sugestões integradas baseadas e aceitas pela engenharia dos mecanismos, tornando as estratégias de SEO mais práticas de serem implementadas.
- Broken Link Checker: notifica o usuário por e-mail sempre que há problema com algum link disponível, também cria uma lista com os links quebrados ou ausentes, facilitando a edição ou remoção deles.
- W3 Total Cache: ajuda nas operações de cache e integração CDN do site, diminuindo o número de dados enviados ao servidor e aumentando a velocidade de carregamento de páginas.
Como funciona a comunidade de desenvolvedores web por trás dos sites em WordPress
O WordPress possui código aberto (open source), isso significa que qualquer pessoa consegue editar, aprimorar, personalizar e criar temas e plugins para ela. Essa é considerada a grande força do WordPress.
Desenvolvedores do mundo todo podem trocar ideias, criar complementos específicos e ferramentas que tornam a plataforma cada vez mais amigável para o usuário e para a própria Web.
Esses desenvolvedores também dão suporte aos usuários através de fóruns mantidos de forma voluntária. É através dos fóruns que os usuários podem trocar informações entre si e ajudar uns aos outros.
O WordPress acredita que se cada pessoa que trabalha com a plataforma dedicar pelo menos 5% do tempo para contribuir com a comunidade, o sistema crescerá e se fortalecerá cada vez mais. Existem diferentes maneiras de colaborar com o WordPress:
- Organizando encontros e WordCamps;
- Traduzindo temas e plugins;
- Indicando e resolvendo erros no código-fonte do core;
- Ajudando os usuários no fórum de suporte.
Contribuir com o desenvolvimento da comunidade também é uma forma de criar portfólio e aumentar a reputação profissional, pois é um modo de mostrar o conhecimento sobre o tema e demonstrar uma personalidade altruísta.
Criar sites em WordPress pode ser a solução para sua marca aparecer mais no ambiente online. Continue acompanhando nossos posts aqui no blog e nos siga no Instagram para receber dicas de como fortalecer a presença digital da sua marca.