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Aumente as vendas online com SEO para e-commerce

SEO para e-commerce

29

mar

Para aumentar o número de vendas de uma loja virtual é preciso se certificar de que os produtos estejam aparecendo para o maior número de pessoas, no recorte do público-alvo. Considerando esse cenário, a estratégia de SEO para e-commerce está diretamente ligada ao desempenho da loja.

Isso porque, em uma pesquisa em buscadores como o Google, por exemplo, 90% das pessoas clicam apenas nos links da primeira página.

Então, aparecer nela é fundamental para alavancar as vendas online – e o SEO te ajuda justamente a alcançar esse objetivo.

Apesar de serem bastante parecidas com as estratégias de SEO para blog, quando aplicadas no e-commerce merecem atenção em pontos específicos.

Neste artigo falamos mais sobre como implementar essa estratégia no seu site. Continue acompanhando.

 

O que é SEO para e-commerce

Começando pela sigla, SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca.

Essa prática representa uma série de técnicas e iniciativas para melhorar o ranqueamento dos links nos sites de busca – sendo o Google o mais conhecido.

Após os anúncios, os links que aparecem nos primeiros lugares nessas páginas são aqueles com a melhor estratégia de SEO; e a média de cliques para o primeiro lugar é de 28,5%.

As práticas de SEO devem ser aplicadas em todo o site e independente do foco do seu negócio (blog, páginas informativas, loja virtual).

Afinal, se você está na internet é porque deseja aparecer para as pessoas.

O ponto importante, é que em cada objetivo ou tipo de página o modo de trabalhar o SEO pode ser um pouco diferente e devemos priorizar algumas estratégias em detrimento de outras.

 

Por que é importante investir em SEO para e-commerce

Você já deve ter ouvido a frase “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Ela funciona muito bem para explicar a importância de investir em SEO para e-commerce.

Essas técnicas ajudam a aumentar a presença visual da sua marca e produtos da loja virtual para que suas páginas possam receber mais visitas e, consequentemente, aumentar a taxa de vendas.

O interessante neste caso, é que o com o SEO bem otimizado o usuário é levado diretamente à página do produto que procura.

Ou seja, ao pesquisar no Google “comprar agenda 2023” os primeiros links serão aqueles que apresentam exatamente esse produto.

E quanto mais específica for a pesquisa do consumidor, mais otimizado precisa estar o SEO da loja para que ela apareça como resultado orgânico.

Outras vantagens do SEO para loja virtual são:

  • Impacta positivamente no tráfego orgânico, diminuindo a necessidade de investir em anúncios nas páginas de buscadores.
  • Melhora a imagem da marca, aumentando a autoridade por conta das páginas que aparecem na frente dos concorrentes.
  • Aumenta a geração de tráfego qualificado e traz insights poderosos sobre as pessoas que mais acessam seus produtos via buscadores.

 

5 dicas de ouro para implementar na sua estratégia de SEO para e-commerce

Otimizar o SEO é um trabalho que demanda tempo, mas que traz recompensas valiosas para seu negócio.

Por isso, separamos as 3 principais práticas para você começar a melhorar as estratégias de SEO na sua loja virtual ainda hoje.

 

Planejamento de palavras-chave

Escolher as palavras-chave corretas para o seu site e produtos já é um passo à frente na estratégia de SEO para e-commerce.

O segredo é pensar em como um usuário faria a busca pelo seu produto no Google. Depois disso é necessário validar a conversão dessa palavra-chave com a ajuda de plataformas como o Keyword Planner, do Google Adwords.

Aqui vale dizer que, entre as palavras-chave, há dois grandes grupos: head tail e long tail.

O primeiro consiste em termos curtos e gerais – como “tênis academia”. E o segundo indica expressões de pesquisas mais específicas, como “tênis feminino branco da Nike para academia”, por exemplo.

A segunda opção tende a ranquear melhor em segmentos específicos, e ajuda a trazer uma taxa de conversão mais alta, já que normalmente indica exatamente aquilo que o potencial cliente está procurando.

 

Definição de títulos e meta descrições

Com as palavras-chave definidas é importante criar títulos e descrições direcionadas para cada página.

Esses são os primeiros elementos que os usuários terão contato ao procurarem determinado produto. Por isso, precisam estar otimizados com a palavra-chave e também com o produto para o qual o usuário é direcionado.

A meta descrição é o texto que aparece abaixo do título e deve apresentar uma chamada para a ação, conhecida como “Call To Action”, para motivar os usuários a clicarem no link.

Cuidado também com o tamanho desses textos: o título deve ter até 69 caracteres e a meta descrição até 140 caracteres.

Aqui, o importante é vender o produto em poucas linhas, convencendo o consumidor a clicar no link da sua loja. Então, vale indicar promoções, vantagens do produto ou condições de pagamento.

 

Otimização de imagens

Se em qualquer lugar uma imagem pode valer mais que mil palavras, em e-commerces elas são ainda mais poderosas – podendo impactar diretamente na decisão de compra dos usuários.

No entanto, para que as páginas dos seus produtos sejam bem ranqueadas, não basta ter a foto mais bonita do mundo, com altíssima produção. Também é preciso investir em ótimas tags, para que elas apareçam nas pesquisas de imagens. São elas:

  • Tag <alt>: descreve a imagem com um texto alternativo caso ela não seja exibida para o usuário.
  • Tag <src>: identifica o nome do arquivo, e também precisa ter alguma relação com o que está na imagem e com a palavra-chave.

 

Nome e descrição do produto

Esses são elementos que aparecem na página assim que o cliente clica no link que aparece como resultado da busca. Portanto, é fundamental que esteja bem otimizada e entregue informações pertinentes sobre o produto.

E existem duas razões para isso:

  1. O mecanismo de busca do Google consegue fazer uma leitura das páginas e usa essas informações para entregar ao usuário o melhor resultado.
  2. O usuário usa esses detalhes para comparar produtos e escolher qual e onde comprar. Quanto mais detalhado e objetivo, mas confiança você passa ao consumidor.

Então, invista na organização da página e coloque todos os detalhes importantes: descrição dos itens, validade, garantia, condições de entrega, etc.

 

Conte com um parceiro especialista para apoiar seu planejamento de SEO para e-commerce!

Existem outras orientações importantes para otimizar os resultados das buscas dos produtos da sua loja online na internet.

E para isso, é fundamental contar com um parceiro especialista no assunto, que ajudará a construir uma estratégia de SEO para e-commerce personalizada para o seu negócio.

Caso você entenda que essa transformação faz sentido para você, entre em contato agora mesmo com a CR!A Marketing e saiba o que podemos fazer pela sua empresa!

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