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Seu Blog no Google com truques de SEO

03

dez

Você escreve textos de Blog que não aparecem nos resultados de buscas do Google? Aprenda a escrever do jeito que “ele” entende. Dessa forma, será possível ver seu Blog no Google mais rápido.

Apreda a usar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) na escrita. Saiba o que realmente importa para o seu site ser indexado pelo maior portal de buscas na internet do mundo, via Blog. Então, vamos aos truques!

Além de um conteúdo rico, bonito e realmente interessante, atente-se para essa regras básicas. Assim, você vai conquistar mais visitas e visibilidade para os seus textos.

Regras para ver seu Blog no Google

Palavra-chave: defina de acordo com o assunto e repita a cada 300 palavras

Sem uma palavra-chave definida e trabalhada ao longo do texto, você estará prendendo tempo. O primeiro passo para ter seu Blog no Google é pesquisar um termo que tenha volume de buscas interessante na internet (ao menos mais de 100 buscas por mês). Existem várias ferramentas disponíveis para fazer esse tipo de pesquisa e validação, como o Neil Patel, SEMrush e o próprio Google Trends. Assim, identifique as melhores oportunidades e mãos à obra.

Palavra-chave: repita no título, primeiro parágrafo, subtítulos, descrição e url

Após defini-la, ame-a.  Sua palavra-chave deve estar presente em todas as partes mais importantes do texto. Isso significa disposição para fazer algumas costuras pouco obvias em algumas frases. Mas se você fizer isso do jeito certo, logo vai ser acostumas. Porque os resultados valem esse esforço a mais. Perceba quantas vezes o termo Blog no Google aparece nesse texto. Ele é a nossa palavra-chave principal aqui. Anote esse check list: título, primeiro parágrafo, subtítulos, descrição e url.

Tamanho do texto: mínimo 500 palavras, sem limite máximo

Textos de Blog com menos de 500 palavras não são considerados relevantes o suficiente para o Google.  Por isso, se esforce para escrever no volume desejado trazendo informações realmente úteis para os seus leitores. Se você não tiver dados suficientes para fazer isso, pesquise, leia, estude, entenda quais informações agregam. Lembre-se das aulas de português sobre resumo: não copie, interprete e reescreva com suas próprias palavras. Conteúdo copiado/duplicado, na internet, é um fator de penalização pelo Google. Escreva 600 palavras originais.

Título: atrativo e curto, com até 70 caracteres sempre

Aprenda a fazer títulos que despertem a curiosidade do seu leitor e entreguem de cara o benefício que o texto propõe. Então evite dar voltas, fazer pegadinhas ou frases poéticas. No título, objetividade é rainha. Você também pode usar algumas ferramentas legais na hora de cria o título do seu novo artigo, como o bluelinks, HubSpot ou o BNG. Cuide do tamanho do seu título, que é contado em caracteres. Se você não for usar um gerador, use um contador de caracteres ou a própria plataforma do seu Blog para verificar.

Subtítulos: úteis e informativos, fazendo quebras a cada 300 palavras

Você acabou de passar por um subtítulo! Foi bom fazer essa pausa na leitura, né? Ao criar subtítulos você agrada a todos: Google e leitores. Textos longos, sem quebras, são mais difíceis de ler. Então planeje seu conteúdo criando tópicos e sessões de temas. Depois preencha cada um, mantendo os assuntos blocados de acordo com cada parte. Essa é uma boa estratégia para organizar o fluxo de informações e raciocínio sugeridos ao longo do seu artigo.

Outbound links: 2 links para outros endereços a cada 500 palavras

Você pode pensar que está desviando a atenção do leitor ao colocar links que levam para fora do seu site. Mas isso é um fator de pontuação para SEO. Para enriquecer seus artigos, eleja ao menos duas fontes extras que validem a narrativa. E não se preocupe, se o conteúdo for realmente legal, o leitor retornará. Lembre-se: configure os outbound links para abrirem em novas abas para garantir que não sobreponham o Blog.

Links internos: relacione os novos textos com os antigos, ligando uns aos outros

Mais links sim. Mas agora, para dentro do seu próprio site. Vamos mostrar um exemplo aqui. Esse texto que você está lendo agora fala sobre Blog e SEO.  E se você quer criar um Blog com personalidade também precisa começar a pensar sobre Comunicação de Marketing Integrada. Essa estratégia ajuda a padronizar o tom de fala da sua empresa, tornando a marca mais consistente, convincente e forte. Viu o link interno para outro texto de Blog? Experimente!

Descrição: amigável, com um resumo de 135 a 160 caracteres

A descrição é um resumo básico do texto. Ela é a primeira informação exibida nos resultados de buscas no Google. Sabe aquela primeira impressão sobre um conteúdo que te faz acessá-lo ou não? Use a descrição para garantir mais cliques e acessos no link exibido para os usuários. Por isso, invista em simpatia e síntese.

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