Com a pandemia, muitas marcas que não tinham uma presença no digital se viram obrigados a entrar nesse mundo. Veja algumas dicas de como movimentar sua marca nesse período.
E com isso, surgiram alguns desafios. Um deles é ter fotografia de produto com qualidade, já que a vitrine da loja passou a ser o perfil do instagram ou o e-commerce. Pensando nisso, separamos 5 dicas que vamos soltar durante essa semana para você melhorar suas fotos de produtos.
Iluminação
A iluminação é muito importante na fotografia. Por isso vamos começar as nossas dicas por ela.
Para ter uma boa foto, procure lugares com muita luz, de preferência luz natural. Aproveite a iluminação que entra de janelas e portas. Encontrou um cantinho onde bate uma luz legal? Procure movimentar o produto para ver como a luz se comporta em diferentes superfícies, observe a sombra, os reflexos e teste.
Agora, se você não tem um ambiente muito iluminado, pode improvisar com abajur, luminárias, ou até mesmo com monitores e televisões. Eles podem ser uma fonte de luz diferente para sua fotografia de produto, vale improvisar com o que tiver. Por isso, de preferência use essa luz com algum difusor. Eles deixam a incidência mais suave, com sombras mais naturais.
O que não vale é usar o flash direto da câmera ou do celular. Por ser uma luz frontal e direta, a foto acaba ficando mais chapada, o que não valoriza o seu produto.
Composição
A composição é fundamental para você destacar mais o seu produto na hora de fotografar. E aqui, todo cuidado é pouco. Ao montar o cenário, você pode valorizar ou apagar o seu produto.
Então atenção com cores, excesso de informação e elementos. Eles podem determinar se sua fotografia de produto vai se destacar ou não no meio de tantas outras. A composição também vai representar um pouco de como sua empresa se comunica. Se é uma empresa mais tradicional ou moderna, mais alegre ou seria. Tudo isso conta na hora de compor.
Sempre deixe o produto principal em primeiro plano, e os elementos de composição em segundo. E quando possível, tente fotografar o produto com pessoas. Isso gera uma proximidade maior entre a sua marca e o público.
Enquadramento
Depois que você já achou uma luz legal, montou o cenário bonitinho, chegou a hora de enquadrar sua foto. Você deve testar diferentes ângulos, mas também existem algumas regrinhas que podem te ajudar.
A mais conhecida é a regra dos terços. Pra facilitar, você pode ativar aquela grade que todo celular ou câmera têm. É só procurar nas configurações.
Com a grade, você posiciona seu objeto principal nos pontos de ouro, que são os pontos formados nos cruzamentos das linhas. O nosso olhar se direciona para esses pontos quando vemos uma fotografia de produto.
Além dos pontos de ouro, a grade também pode te auxiliar na simetria de fotos, para centralizar e acertar as linhas naturais.
Essa primeira dica foi com regras, mas aqui você começa a treinar o seu olhar e criar o seu estilo. É importante observar tudo que você pode tirar de melhor do produto e do cenário que montou. Mas também observar outras fotos, quais regras foram usadas, o que ficou legal ou não. E o instagram tá ai pra isso, são milhares de fotos a todo momento.
Equipamento
Ai você me pergunta, mas qual câmera eu preciso comprar pra começar
E a resposta é que você não precisa de uma câmera profissional. Pra começar, é necessário ter apenas um celular. Os celulares, de uns dois anos pra cá, já apresentam câmeras excelentes pra você movimentar as redes sociais da sua empresa.
Procure extrair o máximo que o celular pode te dar. Ele é muito mais prático e rápido de usar. Assim você consegue dar mais dinâmica para o processo de postar e fazer stories. Mas uma dica importante: cuide bem da lente do seu celular. Como é um equipamento que usamos toda hora, é muito fácil riscar e sujar a lente, perdendo a qualidade da foto. Então limpe antes de fotografar e também use capinha de proteção.
Backup é outro ponto de atenção para quem fotografa no celular. Sempre guarde os arquivos em um computador ou na nuvem. Depois de tanto trabalho, não queremos perder esses arquivos, não é?
Depois que você dominar as fotos pelo celular, o próximo passo será investir em uma câmera. Mas aí você já vai ter uma noção de que tipo de equipamento precisa, e poderá fazer o investimento mais certeiro.
Edição na Fotografia de Produto
Depois de seguir todas as dicas de iluminação, composição e enquadramento, agora você tem a foto pronta. Mas antes de publicar, você quer dar uma editada?
Existem milhares de aplicativos e programas de edição de fotos. O próprio celular vem com algum app nativo que você pode usar. Então você vai ter que descobrir de qual gosta mais e tem mais facilidade de usar. Mas todos vão ter praticamente as mesmas funções. O próprio instagram tem um editor muito bom, onde você consegue fazer ajustes básicos como alinhamento e dar uma refinada no enquadramento.
Também têm opções de exposição, para balancear melhor a foto, temperatura e cores, e muito mais. Nessa hora você precisa ter alguns cuidados para não exagerar A edição vai ser para dar um realce na sua foto. Sempre pensando no que a empresa quer comunicar.
Os filtros também podem ser uma solução, mas sempre com cuidado. Como estamos falando de fotografia de produtos, muitos filtros acabam alterando as cores, o que pode confundir o consumidor.
Agora é só postar e analisar o retorno dos seus seguidores. Sempre testando coisas diferentes.