Sabemos que a medicina exige dedicação total aos pacientes, mas para chegar até eles quando mais precisam é necessário sabedoria. Nesse sentido, o Marketing médico pode ser a resposta, pois é uma forma poderosa para expandir seu alcance.
Nesse universo, estranho para muitos profissionais da saúde, é vital ter em mente que existem diretrizes específicas a serem seguidas.
O Código de Ética Médica atua como uma bússola que orienta suas ações, assegurando que a comunicação e divulgação de serviços seja transparente, precisa e respeitosa.
Então, para te ajudar a entender mais sobre o poder do Marketing para área médica, falaremos neste artigo como explorar o equilíbrio entre divulgação e ética, discutindo como atrair e fidelizar pacientes, sempre dentro dos limites estabelecidos.
O que é marketing médico?
É uma abordagem estratégica que visa promover serviços médicos de maneira ética e responsável.
Não se trata apenas de autopromoção, mas sim de oferecer informações relevantes e úteis para os pacientes, de forma que eles possam tomar decisões informadas sobre sua saúde.
O objetivo é construir uma presença online sólida e impactante, que transmita confiança e conhecimento. E para isso, diversas estratégias podem ser empregadas.
Dessa forma, é possível estabelecer um vínculo genuíno construído através de ações de marketing que solidifica a confiança e acreditação na sua expertise.
Os limites do marketing médico: o impacto da Resolução CFM n.º 2.336/2023
Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) introduziu importantes alterações na resolução n.º 2.336/2023, que rege a publicidade médica.
Essas mudanças visam promover maior clareza nas diretrizes relacionadas à divulgação de serviços, abrangendo tanto as formas online quanto offline, garantindo que os médicos tenham orientações precisas sobre o que constitui o Marketing médico ético e transparente.
Com o novo texto está permitido:
- Repostar publicações de pacientes, mas sem usar adjetivos que sugiram a superioridade do profissional ou prometam resultados.
- Publicar selfies, imagens e áudios, desde que não sejam sensacionalistas ou promovam concorrência desleal.
- Publicar vídeos e fotos do consultório e da equipe, desde que todos estejam envolvidos na atenção e no cuidado aos pacientes.
- Divulgar equipamentos, aparelhos e recursos tecnológicos.
- Promover serviços oferecidos por profissionais de áreas relacionadas, como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas.
- Publicar serviços de aplicação de órteses, próteses, fármacos e correlatos, como implantes anticoncepcionais.
- Informar valores de consultas, opções de pagamento, os convênios aceitos e modalidades de atendimento.
- Anunciar descontos em campanhas promocionais, desde que não haja vendas casadas que gerem descontos em mais de um produto ou serviço.
- Usar imagens para ilustrar o “antes” e o “depois” de procedimentos com fins educativos, mostrando evoluções satisfatórias, insatisfatórias e possíveis complicações.
- Organizar cursos para o público leigo não sendo permitido realizar consultas ou fornecer informações que induzam qualquer diagnóstico.
- Organizar e anunciar cursos, consultorias e grupos de trabalho para outros médicos, inclusive com a informação de valores
- Divulgar resultados cientificamente comprováveis de tratamentos e procedimentos realizados, desde que não identifiquem o paciente.
O que permanece igual no Marketing médico
Os principais pontos que permanecem iguais são:
- Divulgar apenas especialidades reconhecidas pelo CFM;
- Não divulgar comparações de “antes e depois” enganosas;
- A comunicação não deve ser sensacionalista;
- Não realizar promessas de resultados milagrosos.
Além disso, todo material gráfico deve conter:
- Nome do médico;
- Especialidade ou área de atuação;
- CRM local;
Já nos materiais impressos da clínica é importante que as seguintes informações estejam expressas de forma clara:
- Nome completo, especialidade, número do CRM e RQE;
- Identificação do médico responsável técnico-clínico.
Estratégias para um marketing médico poderoso
O Marketing Digital engloba os canais online e todas as estratégias do Marketing Médico usadas para impactar positivamente as pessoas que navegam pela internet.
São ações e campanhas que ajudam você a alcançar mais pessoas, levando informações pertinentes e, assim, conquistando mais pacientes.
Abaixo listamos os principais caminhos para fortalecer sua presença online:
Criar um site
Iniciar com a criação de um site atrativo é um grande passo para aumentar sua autoridade se apresentando como um profissional sério.
Um site completo deve possuir um blog para compartilhar informações interessantes sobre sua especialidade, um formulário para contato e ser otimizado para SEO.
Esteja presente nas redes sociais
Hoje em dia, a presença nas redes sociais não se trata apenas de postar imagens bonitas; é sobre criar um espaço para educar, inspirar e responder a dúvidas que possam surgir.
Para que sua presença online seja positiva, crie um calendário de publicação e considere editorias de conteúdo que respondam às dúvidas mais frequentes, destaquem sua especialidade e ajude as pessoas a viverem melhor.
Invista em estratégias de Inbound Marketing
Esse é o famoso Marketing de atração, que significa que as pessoas veem até você e não você que vai até elas.
Para isso, é fundamental aparecer para elas no momento certo, quando elas buscam por ajuda.
Então, invista na produção de conteúdos relevantes e personalizados, principalmente sobre a sua especialidade médica.
Além disso, otimize seu conteúdo para que ele fique amigável às plataformas de busca e use os recursos disponíveis para ser encontrado pelos pacientes, como por exemplo as hashtags no Instagram.
Tenha uma conta no Google Meu Negócio:
Essa é a plataforma gratuita do Google que ajuda as pessoas a te encontrarem sempre que pesquisarem “médico perto de mim” ou “ginecologistas em Porto Alegre”, por exemplo.
Invista em tráfego pago
Atualmente o Google e a Meta oferecem soluções muito eficientes para campanhas de tráfego pago que ajudam a impactar as pessoas em diferentes plataformas e momentos, potencializando os resultados do Marketing médico.
A importância do Marketing médico
Através de estratégias bem elaboradas, você pode transformar sua prática profissional. Veja todos os benefícios que o Marketing médico traz para você e sua clínica.
- Ajuda atrair novos pacientes: através da produção de conteúdo você impacta mais pessoas, conquistando novos pacientes.
- Melhora a experiência do paciente: a ideia é se preocupar com toda a jornada do paciente, desde o primeiro contato até o pós-consulta.
- Ajuda você a se tornar referência na sua área: os esforços para estruturar estratégias de Inbound Marketing e produzir um excelente Marketing de Conteúdo ajudam a aumentar sua autoridade em temas relacionados à sua especialidade.
- Ajuda na fidelização dos pacientes: no final, todas as ações empregadas ajudam você a construir relacionamentos duradouros com seus pacientes.
Comece a usar as estratégias do Marketing médico ainda hoje
O Marketing é uma ferramenta poderosa para médicos que desejam expandir sua presença e criar laços mais fortes com seus pacientes.
Ao seguir as regras estabelecidas, é possível aproveitar as vantagens do Marketing sem comprometer a ética médica.
Nós da CR!A estamos aqui para auxiliar você nesse caminho, oferecendo suporte e conhecimento para que você alcance resultados significativos. Acompanha nosso conteúdo no Instagram e assine nosso newsletter para receber mais conteúdos como esse.