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Estratégias poderosas para um Marketing médico eficiente

Marketing Médico

23

ago

Sabemos que a medicina exige dedicação total aos pacientes, mas para chegar até eles quando mais precisam é necessário sabedoria. Nesse sentido, o Marketing médico pode ser a resposta, pois é uma forma poderosa para expandir seu alcance.

Nesse universo, estranho para muitos profissionais da saúde, é vital ter em mente que existem diretrizes específicas a serem seguidas.

O Código de Ética Médica atua como uma bússola que orienta suas ações, assegurando que a comunicação e divulgação de serviços seja transparente, precisa e respeitosa.

Então, para te ajudar a entender mais sobre o poder do Marketing para área médica, falaremos neste artigo como explorar o equilíbrio entre divulgação e ética, discutindo como atrair e fidelizar pacientes, sempre dentro dos limites estabelecidos.

O que é marketing médico?

É uma abordagem estratégica que visa promover serviços médicos de maneira ética e responsável.

Não se trata apenas de autopromoção, mas sim de oferecer informações relevantes e úteis para os pacientes, de forma que eles possam tomar decisões informadas sobre sua saúde.

O objetivo é construir uma presença online sólida e impactante, que transmita confiança e conhecimento. E para isso, diversas estratégias podem ser empregadas.

Dessa forma, é possível estabelecer um vínculo genuíno construído através de ações de marketing que solidifica a confiança e acreditação na sua expertise.

Os limites do marketing médico: o impacto da Resolução CFM n.º 2.336/2023

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) introduziu importantes alterações na resolução n.º 2.336/2023, que rege a publicidade médica.

Essas mudanças visam promover maior clareza nas diretrizes relacionadas à divulgação de serviços, abrangendo tanto as formas online quanto offline, garantindo que os médicos tenham orientações precisas sobre o que constitui o Marketing médico ético e transparente.

Com o novo texto está permitido:

  • Repostar publicações de pacientes, mas sem usar adjetivos que sugiram a superioridade do profissional ou prometam resultados.
  • Publicar selfies, imagens e áudios, desde que não sejam sensacionalistas ou promovam concorrência desleal.
  • Publicar vídeos e fotos do consultório e da equipe, desde que todos estejam envolvidos na atenção e no cuidado aos pacientes.
  • Divulgar equipamentos, aparelhos e recursos tecnológicos.
  • Promover serviços oferecidos por profissionais de áreas relacionadas, como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e nutricionistas.
  • Publicar serviços de aplicação de órteses, próteses, fármacos e correlatos, como implantes anticoncepcionais.
  • Informar valores de consultas, opções de pagamento, os convênios aceitos e modalidades de atendimento.
  • Anunciar descontos em campanhas promocionais, desde que não haja vendas casadas que gerem descontos em mais de um produto ou serviço.
  • Usar imagens para ilustrar o “antes” e o “depois” de procedimentos com fins educativos, mostrando evoluções satisfatórias, insatisfatórias e possíveis complicações.
  • Organizar cursos para o público leigo não sendo permitido realizar consultas ou fornecer informações que induzam qualquer diagnóstico.
  • Organizar e anunciar cursos, consultorias e grupos de trabalho para outros médicos, inclusive com a informação de valores
  • Divulgar resultados cientificamente comprováveis de tratamentos e procedimentos realizados, desde que não identifiquem o paciente.

O que permanece igual no Marketing médico

Os principais pontos que permanecem iguais são:

  • Divulgar apenas especialidades reconhecidas pelo CFM;
  • Não divulgar comparações de “antes e depois” enganosas;
  • A comunicação não deve ser sensacionalista;
  • Não realizar promessas de resultados milagrosos.

Além disso, todo material gráfico deve conter:

  • Nome do médico;
  • Especialidade ou área de atuação;
  • CRM local;

Já nos materiais impressos da clínica é importante que as seguintes informações estejam expressas de forma clara:

  • Nome completo, especialidade, número do CRM e RQE;
  • Identificação do médico responsável técnico-clínico.

Estratégias para um marketing médico poderoso

O Marketing Digital engloba os canais online e todas as estratégias do Marketing Médico usadas para impactar positivamente as pessoas que navegam pela internet.

São ações e campanhas que ajudam você a alcançar mais pessoas, levando informações pertinentes e, assim, conquistando mais pacientes.

Abaixo listamos os principais caminhos para fortalecer sua presença online:

Criar um site

Iniciar com a criação de um site atrativo é um grande passo para aumentar sua autoridade se apresentando como um profissional sério.

Um site completo deve possuir um blog para compartilhar informações interessantes sobre sua especialidade, um formulário para contato e ser otimizado para SEO.

Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia, a presença nas redes sociais não se trata apenas de postar imagens bonitas; é sobre criar um espaço para educar, inspirar e responder a dúvidas que possam surgir.

Para que sua presença online seja positiva, crie um calendário de publicação e considere editorias de conteúdo que respondam às dúvidas mais frequentes, destaquem sua especialidade e ajude as pessoas a viverem melhor.

Invista em estratégias de Inbound Marketing

Esse é o famoso Marketing de atração, que significa que as pessoas veem até você e não você que vai até elas.

Para isso, é fundamental aparecer para elas no momento certo, quando elas buscam por ajuda.

Então, invista na produção de conteúdos relevantes e personalizados, principalmente sobre a sua especialidade médica.

Além disso, otimize seu conteúdo para que ele fique amigável às plataformas de busca e use os recursos disponíveis para ser encontrado pelos pacientes, como por exemplo as hashtags no Instagram.

Tenha uma conta no Google Meu Negócio:

Essa é a plataforma gratuita do Google que ajuda as pessoas a te encontrarem sempre que pesquisarem “médico perto de mim” ou “ginecologistas em Porto Alegre”, por exemplo.

Invista em tráfego pago

Atualmente o Google e a Meta oferecem soluções muito eficientes para campanhas de tráfego pago que ajudam a impactar as pessoas em diferentes plataformas e momentos, potencializando os resultados do Marketing médico.

A importância do Marketing médico

Através de estratégias bem elaboradas, você pode transformar sua prática profissional. Veja todos os benefícios que o Marketing médico traz para você e sua clínica.

  • Ajuda atrair novos pacientes: através da produção de conteúdo você impacta mais pessoas, conquistando novos pacientes.
  • Melhora a experiência do paciente: a ideia é se preocupar com toda a jornada do paciente, desde o primeiro contato até o pós-consulta.
  • Ajuda você a se tornar referência na sua área: os esforços para estruturar estratégias de Inbound Marketing e produzir um excelente Marketing de Conteúdo ajudam a aumentar sua autoridade em temas relacionados à sua especialidade.
  • Ajuda na fidelização dos pacientes: no final, todas as ações empregadas ajudam você a construir relacionamentos duradouros com seus pacientes.

Comece a usar as estratégias do Marketing médico ainda hoje

O Marketing é uma ferramenta poderosa para médicos que desejam expandir sua presença e criar laços mais fortes com seus pacientes.

Ao seguir as regras estabelecidas, é possível aproveitar as vantagens do Marketing sem comprometer a ética médica.

Nós da CR!A estamos aqui para auxiliar você nesse caminho, oferecendo suporte e conhecimento para que você alcance resultados significativos. Acompanha nosso conteúdo no Instagram e assine nosso newsletter para receber mais conteúdos como esse.

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