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A importância do UX Design para o seu site

ux design

05

abr

Cada vez mais os indicadores de experiência do consumidor têm se consolidado como dados estratégicos para a tomada de decisões nas empresas. A partir disso, foram criados conceitos e técnicas para melhorar esses resultados; o UX Design é um deles.

O conceito está essencialmente voltado para produtos e serviços digitais.

Por exemplo: você já se pegou pensando em como um site demora para carregar ou na dificuldade de navegar por determinada plataforma através do seu celular?

O UX Design veio para melhorar essas situações — e outras, correlatas.

Afinal, uma interface organizada, aplicativos intuitivos e narrativas que otimizam o tempo de decisão do usuário fazem toda a diferença na conversão de clientes.

E, de quebra, no relacionamento com a marca; neste artigo a gente te conta o porquê.

 

O que é UX Design?

São técnicas do Design usadas para melhorar a experiência do usuário em um produto digital.

Não apenas para atender à sua necessidade, mas visando um fluxo de decisões fácil, intuitivo e agradável.

Muito mais do que trocar cores dos botões ou ajustar a arquitetura de informações de um site, ou aplicativo, por exemplo; para garantir bons resultados, é preciso:

  • compreender as características do público-alvo, o que muitas vezes pode demandar a criação de personas;
  • criar soluções inclusivas, que respeitem as necessidades do usuário;
  • definição dos objetivos do escopo do projeto — afinal, nem sempre será possível abraçar o mundo de possibilidades que o UX Design permite;
  • criar protótipos, testar, monitorar, mensurar, fazer mudanças e testar de novo;
  • implementar as soluções escolhidas e acompanhar os feedbacks dos consumidores.

Por que investir em UX Design?

As etapas e processos a serem cumpridos a fim de proporcionar qualidade para o consumidor, compensam ao trazerem para o seu negócio diferentes vantagens.

Conheça algumas:

 

Redução de custos de suporte

Assim como os produtos físicos, plataformas e produtos digitais devem ter o direcionamento ao suporte técnico em caso de qualquer problema.

Como acontece quando o usuário do Uber, Netflix ou Spotify precisam de ajuda para resolver alguma questão de usabilidade.

Quando a estratégia de UX Design é bem-feita, as chances de o usuário conseguir resolver suas dúvidas sem precisar acionar o suporte.

Além disso, ela pode eliminar os problemas em relação ao uso da plataforma.

 

Redução de investimento em desenvolvimento

Assim como no caso acima, quando o UX Design direciona exatamente o que é esperado para a experiência do usuário, com dados e fatos que comprovem esses objetivos.

Desse modo, o tempo e custo de desenvolvimento têm reduções consideráveis.

Isso porque a equipe destinada a esse trabalho consegue compreender de forma fácil e assertiva as necessidades dos usuários, criando soluções inovadoras, criativas e eficientes com mais rapidez e evitando o retrabalho.

 

Melhora os índices de conversão

Se em uma loja física a organização reflete diretamente nos índices de compra, no ambiente digital funciona da mesma forma.

Quando os possíveis movimentos e decisões dos usuários são planejados, sistematizados e orientados em uma plataforma online, isso aumenta significativamente a probabilidade de o usuário realizar alguma ação – seja ela o preenchimento de um formulário, inscrição em algum serviço ou, efetivamente, a compra.

 

Fortalece o relacionamento de marca

Aquela sensação boa de ter sido bem atendido por uma marca é exatamente o que o UX Design garante com as suas práticas.

Quando o usuário tem uma boa experiência, é muito provável que ele considere usar novamente o produto ou serviço de determinada empresa.

E até mesmo indicá-lo para outras pessoas.

Elementos e premissas básicas do UX Design

Para garantir a aplicabilidade dessas técnicas existem algumas premissas que guiam o desenvolvimento do site.

São elas:

  1. Tempo de carregamento do site: segundo estatísticas do Google, 53% dos usuários abandonam um site se ele demora mais de três segundos para carregar.
  2. SEO otimizado: o UX Design também impacta no ranking do site de uma empresa nas páginas de buscadores. Quanto melhor a navegabilidade, mais perto do topo estará sua página.
  3. Páginas responsivas e mobile friendly: significa que a página, aplicativo ou plataforma de uma empresa precisam ter a mesma experiência nos diferentes dispositivos e equipamentos.
  4. Conteúdo e arquitetura da informação: engana-se quem pensa que o UX Design trabalha apenas o visual dos elementos. A qualidade do conteúdo textual e como ele é trabalhado em um site ou produto digital está completamente integrado a essa estratégia.
  5. Design Centrado no Usuário: neste pilar do UX Design, além de trabalhar uma abordagem esteticamente agradável, existe a preocupação funcional do produto.

Melhorar a experiência do consumidor, em todos os pontos de contato com sua marca é essencial para fortalecer seu negócio.

E nosso objetivo aqui na CR!A Marketing é te ajudar a encontrar a melhor estratégia para isso.

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