Cada vez mais os indicadores de experiência do consumidor têm se consolidado como dados estratégicos para a tomada de decisões nas empresas. A partir disso, foram criados conceitos e técnicas para melhorar esses resultados; o UX Design é um deles.
O conceito está essencialmente voltado para produtos e serviços digitais.
Por exemplo: você já se pegou pensando em como um site demora para carregar ou na dificuldade de navegar por determinada plataforma através do seu celular?
O UX Design veio para melhorar essas situações — e outras, correlatas.
Afinal, uma interface organizada, aplicativos intuitivos e narrativas que otimizam o tempo de decisão do usuário fazem toda a diferença na conversão de clientes.
E, de quebra, no relacionamento com a marca; neste artigo a gente te conta o porquê.
O que é UX Design?
São técnicas do Design usadas para melhorar a experiência do usuário em um produto digital.
Não apenas para atender à sua necessidade, mas visando um fluxo de decisões fácil, intuitivo e agradável.
Muito mais do que trocar cores dos botões ou ajustar a arquitetura de informações de um site, ou aplicativo, por exemplo; para garantir bons resultados, é preciso:
- compreender as características do público-alvo, o que muitas vezes pode demandar a criação de personas;
- criar soluções inclusivas, que respeitem as necessidades do usuário;
- definição dos objetivos do escopo do projeto — afinal, nem sempre será possível abraçar o mundo de possibilidades que o UX Design permite;
- criar protótipos, testar, monitorar, mensurar, fazer mudanças e testar de novo;
- implementar as soluções escolhidas e acompanhar os feedbacks dos consumidores.
Por que investir em UX Design?
As etapas e processos a serem cumpridos a fim de proporcionar qualidade para o consumidor, compensam ao trazerem para o seu negócio diferentes vantagens.
Conheça algumas:
Redução de custos de suporte
Assim como os produtos físicos, plataformas e produtos digitais devem ter o direcionamento ao suporte técnico em caso de qualquer problema.
Como acontece quando o usuário do Uber, Netflix ou Spotify precisam de ajuda para resolver alguma questão de usabilidade.
Quando a estratégia de UX Design é bem-feita, as chances de o usuário conseguir resolver suas dúvidas sem precisar acionar o suporte.
Além disso, ela pode eliminar os problemas em relação ao uso da plataforma.
Redução de investimento em desenvolvimento
Assim como no caso acima, quando o UX Design direciona exatamente o que é esperado para a experiência do usuário, com dados e fatos que comprovem esses objetivos.
Desse modo, o tempo e custo de desenvolvimento têm reduções consideráveis.
Isso porque a equipe destinada a esse trabalho consegue compreender de forma fácil e assertiva as necessidades dos usuários, criando soluções inovadoras, criativas e eficientes com mais rapidez e evitando o retrabalho.
Melhora os índices de conversão
Se em uma loja física a organização reflete diretamente nos índices de compra, no ambiente digital funciona da mesma forma.
Quando os possíveis movimentos e decisões dos usuários são planejados, sistematizados e orientados em uma plataforma online, isso aumenta significativamente a probabilidade de o usuário realizar alguma ação – seja ela o preenchimento de um formulário, inscrição em algum serviço ou, efetivamente, a compra.
Fortalece o relacionamento de marca
Aquela sensação boa de ter sido bem atendido por uma marca é exatamente o que o UX Design garante com as suas práticas.
Quando o usuário tem uma boa experiência, é muito provável que ele considere usar novamente o produto ou serviço de determinada empresa.
E até mesmo indicá-lo para outras pessoas.
Elementos e premissas básicas do UX Design
Para garantir a aplicabilidade dessas técnicas existem algumas premissas que guiam o desenvolvimento do site.
São elas:
- Tempo de carregamento do site: segundo estatísticas do Google, 53% dos usuários abandonam um site se ele demora mais de três segundos para carregar.
- SEO otimizado: o UX Design também impacta no ranking do site de uma empresa nas páginas de buscadores. Quanto melhor a navegabilidade, mais perto do topo estará sua página.
- Páginas responsivas e mobile friendly: significa que a página, aplicativo ou plataforma de uma empresa precisam ter a mesma experiência nos diferentes dispositivos e equipamentos.
- Conteúdo e arquitetura da informação: engana-se quem pensa que o UX Design trabalha apenas o visual dos elementos. A qualidade do conteúdo textual e como ele é trabalhado em um site ou produto digital está completamente integrado a essa estratégia.
- Design Centrado no Usuário: neste pilar do UX Design, além de trabalhar uma abordagem esteticamente agradável, existe a preocupação funcional do produto.
Melhorar a experiência do consumidor, em todos os pontos de contato com sua marca é essencial para fortalecer seu negócio.
E nosso objetivo aqui na CR!A Marketing é te ajudar a encontrar a melhor estratégia para isso.
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